UEA realiza aula inaugural do primeiro curso de especialização em Saúde da Família e Comun

Foi realizada nesta sexta-feira (15), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), a aula inaugural da primeira turma do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade para os médicos do programa Mais Médicos, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Ao todo, essa primeira turma possui mais de 175 estudantes matriculados no interior e capital.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP/UEA), Maria Paula Mourão, que representou o reitor Cleinaldo Costa, a UEA tem como missão mudar a realidade do Estado levando o ensino superior de qualidade aos pontos mais distantes da região. “Vocês fazem parte da primeira turma do primeiro curso de pós-graduação lato sensu da UEA, na modalidade ensino à distância. Esse é um feito que nos deixa desafiados no principio, mas como cientistas, temos uma equipe bastante competente que já trabalha EAD em vários outros cenários”, disse a professora sobre o curso que terá transmissões para os 62 municípios do Amazonas por meio do programa Telesaúde da UEA.

Para a coordenadora do UNA-SUS e representante do Ministério da Saúde (MS), Prof. Dra. Waldeyde Magalhães, o início da especialização dentro da UEA é um grande feito por proporcionar aos profissionais da saúde um melhor atendimento aos pacientes da região amazônica. “Essa nossa luta começou, junto ao Ministério da Saúde, em 2016. De lá pra cá, estamos tentando trazer essa especialização para a Universidade, porque até então eram universidades de fora que vinham fazer esse trabalho com os profissionais do Mais Médicos. Somos daqui, e como amazônidas entendemos as especificidades e necessidades da região”, afirmou a professora.

Estavam presentes a diretora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal De Saúde (Semsa) Ângela Nascimento, do coordenador tutor da Secretaria De Estado De Saúde (Susam) Hélio Augusto Veras, do Prof. Dr. Diego Regalado diretor da ESA, da Profª. Dra. Jacqueline Sachett coordenadora do curso.

O evento finalizou com a apresentação dos mais de 15 professores e profissionais envolvidos com a transmissão das aulas, além da introdução do curso aos alunos presentes.