Centro de Estudos Superiores de Parintins/UEA realizará Semana Mundial da Água

O Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA) realizará de 18 a 22 de março a Semana Mundial da Água. O evento está alinhado com as iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) com intuito de abordar oportunidades de melhoria dos recursos hídricos e promover o diálogo com a comunidade sobre o consumo consciente.

A Semana tem como tema ‘Não deixe ninguém para trás’, baseado na Agenda 2030, estabelecida pela ONU e os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pelas Nações Unidas, mais especificamente o de número 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

A ONU estima que dois terços da população mundial atualmente vivam em áreas que passam pela escassez de água por, pelo menos, um mês ao ano. E cerca de 500 milhões de pessoas vivem em áreas onde o consumo de água excede os recursos hídricos localmente renováveis em dois fatores. Áreas altamente vulneráveis, onde os recursos não renováveis (ou seja, as águas subterrâneas fósseis) continuam a diminuir, tornaram-se altamente dependentes das transferências de áreas com água abundante e estão buscando ativamente fontes alternativas acessíveis.

“Temos uma grande expectativa em torno da semana que se comemora o Dia Internacional da Água. A comunidade acadêmica aguarda a população parintinense e os visitantes para debater a preocupação com os recursos hídricos. As propostas de gestão e regulação de recursos serão somadas a experiência dos meios acadêmicos para a preparação de uma proposta de melhorias à população”, reitera a aluna do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua/Parintins), Neide Almeida.

Programação

As atividades voltadas para a comunidade serão palestras temáticas com foco no consumo sustentável da água. Os mestrandos farão visitas às escolas municipais Pedro Reis Ferreira, Minervina Reis Ferreira e Tsukasa Uyetsuka da zona rural de Parintins de 18 a 20 de março.

A abertura oficial da Semana Mundial da Água acontecerá às 8 horas do dia 22, no auditório do CESP/UEA. Os dias e horários das palestras, minicursos e mesas redondas podem ser acompanhados por meio do site oficial do evento https://www.facebook.com/CESPUEA.

EditalEditalEdital