Mestrado profissional de Enfermagem realiza Aula Magna

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará no dia 25 de março a Aula Magna do Curso de Mestrado Profissional de Enfermagem Pública. A solenidade ocorrerá às 08h30, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA) localizado na Avenida Carvalho Leal bairro Cachoeirinha.

A cerimônia contará com a presença de convidados de órgãos ligados à Enfermagem, entre eles o Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) no Amazonas Esron Soares Carvalho Rocha e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) Sandro André da Silva. Também estarão presentes os Secretários de Saúde Municipal e Estadual, assim como a Diretoria e Coordenadores de Mestrado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

De acordo com a coordenadora do Programa de Enfermagem em Saúde Pública da UEA, prof.ª Dra. Amélia Nunes o Mestrado é um momento significativo para a Universidade. “Desta forma se inicia oficialmente as atividades do primeiro Curso de Mestrado Profissional de Enfermagem da Região Norte. Temos o desafio e a responsabilidade de contribuir com a qualificação de nível stricto sensu de enfermeiros do serviço de saúde do SUS, e consequentemente melhorar a qualidade do serviço prestado a população em consonância com os princípios da integralidade, universalidade e equidade, constituindo-se em um marco de referência para nossa região.”

A palestrante Prof.ª Dra. Flávia Regina Souza Ramos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ministrará a aula magna com o tema “Enfermagem, Pesquisa e Inovação: A crítica necessária.”.

Perfil da palestrante

Professora Titular Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Além da experiência no ensino e coordenação do curso de graduação foi coordenador de PPG (2009-2013) e de Cursos Interinstitucionais deste Programa. É pesquisadora e foi líder do grupo PRÁXIS – trabalho, ética, saúde e enfermagem por 15 anos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Filosofia e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de trabalho em enfermagem e saúde, bioética, ética e educação.

É bolsista Produtividade (PQ 1A) e foi membro do Comitê da Área de Enfermagem do CNPq (2010-2013). Coordenou o subprojeto de Cooperação Internacional para formação de recursos humanos para atenção primária em saúde no Haiti, parceria UFSC e Ministério da Saúde (MS), que integrou o Memorando de Cooperação Brasil/Cuba/Haiti, além de participar da equipe de projetos de formação em colaboração com o MS. Também foi membro, como representante da área da saúde, da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) da Diretoria de Avaliação da Educação Superior – INEP/Ministério da Educação (2009-2015). Integrou a Comissão para elaboração do documento orientador para avaliação de Cursos de Enfermagem (INEP/MEC) e participa do Grupo Assessor da Diretoria de Educação da ABEn Nacional (Associação Brasileira de Enfermagem).

Os interessados em participar da Aula Magna devem confirmar presença pelo número (92) 3236-1590 ou pelo e-mail cerimonial@uea.edu.br.