ASSUEA na busca dos direitos dos servidores da UEA

Reunião ocorreu na segunda (25) na sede do Governo do Amazonas.

Aconteceu na manhã de ontem (25) na sede do Governo reunião do Reitor da UEA, Prof. Cleinaldo Costa, membros da equipe da Administração Superior da UEA juntamente com o Sr. Helio Braz, Presidente da Associação dos Servidores da Universidade do Estado do Amazonas (ASSUEA) com o Chefe da Casa Civil, Dr. Leandro Benevides, para tratar sobre a republicação da Lei 4.736/2018,, PL dos servidores da UEA aprovada em de 21/12/2018 e publicada erroneamente no DOE do dia 27/12/2018 e também sobre a aplicação da tabela 2018 da Lei n. 4.061/2014 que alterou o PCCR da UEA.

Segundo o Presidente da ASSUEA, Sr. Helio Braz, os servidores da UEA aguardam ansiosos a republicação da Lei n. 4.376/2018 que desde 2 de janeiro de 2019 chegou ao novo Governo e foi informado na casa civil, que a solicitação foi encaminhada à PGE no dia 4 de janeiro, não tendo retornado até agora. Acrescentou que é uma ação de justiça aos servidores tratada pela Associação junto a Gestão Superior da UEA por meses, encaminhada do ano passado e aprovada na ALE/AM. E esperam que o atual Governo republique a matéria corretamente ou encaminhe a ALE/AM para que a Mesa Diretora possa promulgar a Lei corretamente, como disciplina regimento da Assembleia Legislativa. Ele relata ainda que os servidores estão apreensivos pelo tempo que buscam tal correção (3 meses) e por terem indícios que mesmo com a Lei sendo aprovada, não será republicada (publicada corretamente) ou mesmo encaminhada à ALE/AM.

E diz ainda, que é preciso implantar a tabela 2018 da Lei n. 4. 061/2014 (alteração do PCCR da UEA) que deveria ter sido implantada em janeiro de 2018, atingindo docentes e técnicos administrativos da UEA. E tal solicitação ja foi feita reiteradas vezes desde o início de 2018 aos Governantes do Estado, tanto pela Gestão Superior da UEA quanto pela Associação e, neste caso, mesmo estando em Lei publicada e a UEA tendo orçamento própria e disponibilidade orçamentária, desde 2018 os governos alegam estar em LRF, o que não se aplica neste caso, por ser Lei aprovada em 2014 que resgata perdas salariais negociadas.

Diretoria Executiva

Associação dos Servidores da Universidade do Estado do Amazonas – ASSUEA