Seminário na UEA discute a garantia e defesa dos direitos humanos na Amazônia

Direitos de indígenas e quilombolas estão entre os temas das mesas.

As comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas serão tema de um seminário que ocorrerá nesta sexta-feira (29), na Escola Normal Superior da Universidade Estadual do Amazonas (ENS/UEA), na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Oeste de Manaus. O seminário quer aprofundar o debate, no atual contexto político, sobre os direitos humanos na Amazônia e propor iniciativas de defesa e garantias desses direitos.

A programação inicia às 8 horas com o um ritual do pajé Marcos e apresentação da cantora Djuena Tikuna. Às 9h, acontece a primeira mesa redonda com o tema “Direitos Humanos no Brasil e na América Latina”, que terá Rosa Helena Dias, da Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI) como mediadora.

A segunda mesa redonda iniciará às 10h30 e tratará dos “Direitos Sociais e Políticas Públicas”, com Lidiane Cristo, do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES) como mediadora.

Às 11:30 acontece a última mesa que irá discutir “Direitos Indígenas, das Comunidades Tradicionais e Quilombolas” e terá Silvio Cavusens, do Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya) como mediador. A programação do seminário segue até às 16h.

Fonte: Jornal A Crítica