Trote Social da UEA arrecada uma tonelada de alimentos

A equipe do projeto fez a doação ao abrigo Nacer nesta quinta-feira (28).

Na quinta-feira (28), a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (Proex/UEA) realizou a doação dos alimentos arrecadados com o projeto ‘Trote Social’ para o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), que abriga crianças e adolescentes em Manaus. A instituição recebeu 54 sacas de alimentos do total de uma tonelada arrecadada.

A coordenadora do Nacer, Alessandra dos Santos, falou sobre a importância das doações para a instituição. “Já acolhemos 82 crianças e estamos com 14 que estudam durante o dia e moram aqui. São as doações de alimento e as pessoas que nos mantém”, explicou agradecendo a ação realizada pela UEA.

As crianças foram recepcionadas com apresentação da peça ‘Fulanas’ do grupo ‘Drummond na Parada’, projeto de extensão do curso de Teatro da UEA, além de atividades recreativas. Estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia também estiveram presentes.

Elane Ferreira, aluna de Pedagogia e integrante do Centro Acadêmico do curso na Escola Normal Superior da UEA (ENS/UEA), afirmou que o ‘Trote Social’ deu um novo significado ao rito de entrada dos calouros, proporcionando solidariedade. “Achei genial. Para a pedagogia e ENS essa ação é especial porque nossa formação é voltada para crianças e adolescentes. Então, entender a realidade e saber respeitar porque todo mundo tem uma história. Isso nos faz refletir sobre o que a gente tem e como podemos ajudar”, disse a estudante do 6º período.

Trote Social

A iniciativa da Proex surgiu no primeiro semestre de 2019 com o objetivo de integrar os novos alunos dos cursos de graduação da UEA, além de promover atividades sociais entre a comunidade, com doação de sangue e alimentos.

Foi arrecadada cerca de uma tonelada em alimentos, doados a três instituições sociais: Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), Lar das Marias, além do Abrigo Nacer. Já a coleta de sangue resultou em 74 bolsas de doação em apenas um dia.

Nacer

Criado em 8 de maio de 2015, o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) é uma Organização Sem Fins Lucrativos que auxilia crianças e adolescentes em situações de maus-tratos, abandonos e abusos à vulneráveis. Na configuração de abrigo, o Nacer recebe auxilio da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), além de doações ao longo do ano para assistir às 14 crianças que atualmente vivem no espaço.

Texto: Iris Brasil/ Ascom UEA

Fotos: Joelma Sanmelo/ Ascom UEA