Plantio simbólico de mudas da região celebra o dia da árvore na UEA

O objetivo é sensibilizar as escolas, o poder público e instituições de pesquisa sobre a valorização dessas espécies no Amazonas.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove, neste sábado (30), um plantio simbólico na Escola Normal Superior (ENS), localizada na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Oeste de Manaus. O evento faz alusão às comemorações do dia da árvore, a programação inicia às 9h.

A ação, desenvolvida pela professora doutora Elizabeth da Conceição Santos, em conjunto com alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da disciplina Educação Ambiental pretende proporcionar a conscientização do desenvolvimento saudável de frutos nativos da região, além de difundir aos cidadãos suas inúmeras propriedades benéficas que por vezes são desconhecidas da sociedade.

Segundo a professora, o decreto presidencial de 1965 instituiu em todo território nacional a Festa Anual das Árvores em duas datas diferentes. “Por razão das diferentes características das regiões fisiográfico-climáticas do Brasil, as celebrações ocorrem durante a última semana do mês de março nas regiões norte e nordeste, por serem períodos propícios para o plantio e desenvolvimento das mudas”.

Ainda segundo Santos, o intuito é sensibilizar as escolas, o poder público e instituições de pesquisa sobre a valorização dessas espécies no Amazonas por meio da institucionalização de políticas públicas que valorizem o potencial nutricional dos frutos e impulsionar a conservação e preservação dessas espécies nativas que estão sendo ameaçadas de extinção pelo desmatamento.

Texto: Carol Givoni/ASCOM UEA