Agência de Inovação da UEA finaliza ano fiscal com investimentos acima de R$ 90 milhões

Reitor Cleinaldo Costa afirma a importância dos projetos da UEA para o desenvolvimento do Amazonas.

A Agência de Inovação (Agin) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fechou o ano de 2018 com investimentos da ordem de R$ 90 milhões em pesquisas. A informação foi destacada nesta segunda-feira (1º), na Reitoria da UEA, durante um encontro promovido pela Agin, com pesquisadores da universidade e representantes de empresas parceiras para o desenvolvimento dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da instituição. O encontro marca o início do novo ano fiscal da UEA.

Conforme o Reitor Cleinaldo Costa, mais importante do que os valores investidos é a qualificação de professores e a elaboração de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. “Educação superior no século XXI tem que ter uma finalidade: melhorar a vida das pessoas. Tem que ser colaborativa, tem que dialogar com todos, procurar um consenso e fazer o melhor, tem que ser a resposta para a sua comunidade. Como que essa universidade impactará positivamente na qualidade de vida da população deste estado, do Brasil e, ouso dizer, do mundo nos próximos 20 anos. Estamos em 2019, o que iremos representar de avanço em 2040?” questionou.

A UEA tem realizado investimento em pesquisa e desenvolvimento, por meio da Agin, para obter recursos. “Os grupos de pesquisas precisam se organizar, preparar propostas para que possam ser apresentadas para empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus). Além disso, não existem somente recursos da Lei de Informática há diversas fontes de recursos como, por exemplo, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que podem financiar projetos das mais diversas áreas e em todas as unidades Para isso, precisamos de pessoas que proponha e tenha a sua equipe formada”, salientou o vice-reitor da UEA, Cleto Leal.

O encontro proporcionou mais um momento de integração entre pesquisadores e indústria, uma das ações de trabalho que vem sendo desenvolvida pela UEA. “Estamos associando todo nosso trabalho à questão de competitividade do nosso Estado. Em 2013 tínhamos R$ 8.9 milhões [em recursos], crescemos mais que 100%. Para gente é uma grande vitória porque durante algum tempo ficamos um pouco adormecidos e aquele gap [espaço] que distanciava a UEA da indústria está cada vez menor”, afirmou Kátia Meirielle, diretora da Agin.

Metas do ano fiscal

Nesse início de ano fiscal, a meta da Agin com apoio da FUEA é dobrar os resultados dos projetos de Pesquisa e desenvolvimento, investindo no engajamento do corpo docente nas ações, visto que 25% do orçamento da Universidade para 2019 será aplicado em recursos de inovação, empreendedorismo e melhoria dos laboratórios.

Somente a multinacional Samsung possui 15 projetos em andamento na UEA nas áreas de tecnologia e saúde. Outras 13 empresas desenvolvem 16 projetos, como: a Arris, Technicolor e Elgin. Este resultado implica na importância para o Amazonas dos estudos produzidos pela Universidade.

O evento contou com a presença do reitor Cleinaldo Costa, do vice-reitor Cleto Leal, da diretora da Agin Kátia Meirielle, do diretor da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) Elias Moraes, além de professores e diretores de Unidades, Centros e Núcleos da UEA da capital e interior.

Texto: Iris Brasil/Ascom UEA

Fotos: Joelma Sanmelo/Ascom UA