UEA prestigia sessão na ALEAM em alusão ao Dia do Índio

Prof. Dr. Altair Seabra discursou no plenário Ruy Araújo.

Em alusão ao Dia do Índio, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) esteve presente na Sessão Especial promovida pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Deputado Josué Neto. Representando o Reitor Cleinaldo Costa, o professor e coordenador do Curso de Especialização em Saúde Indígena na UEA, Dr. Altair Seabra, discursou no plenário Ruy Araújo.

O discurso do professor resgatou uma linha do tempo das lutas e principais políticas públicas voltadas às populações indígenas no Brasil, reforçando a importância da UEA na implementação e consolidação de políticas afirmativas para este grupo. “Fui designado para acompanhar esta sessão porque eu trabalho com saúde indígena na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA). Sou coordenador da Especialização em Saúde Indígena e a primeira turma do curso vai finalizar em junho”, contou o professor Altair.

A UEA, presente no interior do estado e próximo às comunidades indígenas, promove a equidade de conhecimento através de projetos de extensão e do ingresso ao ensino superior. “A Universidade está presente nos municípios do Amazonas, reconhecendo e legitimando as demandas indígenas”, ressaltou o Dr. Altair.

Estiveram na solenidade aproximadamente 200 indígenas, o deputado Saullo Vianna (PPS), representando Josué Neto, além de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Coipam, Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas, MPF-AM e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Curso de Especialização em Saúde Indígena

O edital para abertura da segunda turma do Curso de Especialização em Saúde Indígena está previsto para ainda este mês. “Devido a uma grande demanda que tem aparecido para cursar esse curso, novas 40 vagas surgirão. Em torno de 30 alunos se formarão em junho, sendo alguns desses indígenas, e todos são profissionais de saúde, que se preparam para atuar em contextos indígenas”, informou o coordenador Altair.

O curso tem duração de 22 meses e tem como meta qualificar profissionais, independente de área de formação. “Qualquer pessoa com formação superior está habilitado para fazer o curso de saúde indígena. Nós enquanto envolvidos no processo formativo desses alunos temos uma articulação, eles fazem visitas técnicas, desenvolvem ações de educação e saúde”, finalizou.

Confira matérias sobre os alunos indígenas da UEA

Conheça curiosidades dos indígenas na educação superior da UEA: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=50942

Whaiqüen, o irmão menor de Santa Isabel do Rio Negro: http://noticias2.uea.edu.br/noticia.php?notId=57066

Texto: Iris Brasil/ ASCOM UEA