Academia Amazonense de Letras elege professor da UEA

Marcos Frederico Krüger foi eleito para a cadeira de número 30, herdada do último titular Armando de Menezes.

O Professor Doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marcos Frederico Krüger foi eternizado pela Academia Amazonense de Letras (AAL) com a cadeira de número 30, que pertencia ao escritor amazonense Armando de Menezes. A Academia decidiu conceder o título à Krüger pela vasta contribuição literária, e na cerimônia realizada no sábado contou com a presença de 35 dos atuais 38 membros.

Marcos Frederico Krüger Aleixo possui 17 livros publicados, com temáticas que abordam análise e história literária, e produziu para a UEA, em parceria com Allison Leão, a obra ‘O mostrador da derrota: estudos sobre o teatro e a ficção de Márcio Souza’ de 2013, que inclui uma análise da obra do romancista e dramaturgo amazonense. Krüger é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e concluiu o curso de especialização em Fundamentos da Literatura Brasileira, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No ano de 1982, obteve o grau de Mestre em Literatura Brasileira, na UFRJ, com a dissertação ‘Introdução à Poesia no Amazonas’. Em 1997, obteve o grau de Doutor, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO), com a tese ‘Recriando a criação: natureza e cultura em mitos amazônicos’.

Academia Amazonense de Letras

É a entidade de literatura máxima do Amazonas, e foi fundada em primeiro de janeiro de 1918 com 30 vagas para os imortais, e possuía Djalma Batista como presidente. Atualmente a academia possui 40 vagas ocupadas por poetas, romancistas, jornalistas, cronistas, ensaístas, médicos, teólogos, economistas, educadores, sociólogos e antropólogos. A sede do órgão funciona na Avenida Ramos Ferreira, 1009, Centro.

Texto: Carol Givoni / ASCOM UEA

Com informações do Blog “Palavra do Fingidor”, do Escritor Zemaria Pinto.

EditalEdital