UEA faz transmissão de Fórum sobre Transparência na Gestão Pública para 29 municípios

Evento foi organizado pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas.

Abordando ‘A Transparência na Gestão Pública’, o 3° Fórum Amazonense de Profissionais de Gestão Pública foi sediado na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nesta terça-feira (30) e organizado pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Conselho Federal de Administração (CFA), com apoio da Fundação Universitas De Estudos Amazônicos (FUEA).

O Vice-Reitor da UEA, prof. Cleto Leal, participou da mesa de abertura do evento representando o Reitor Cleinaldo Costa, que esteve presente nas palestras. Leal destacou a importância de entidades de classe dentro da Universidade. “É um tema é muito sensível e importante para a nossa sociedade. É importante para os alunos porque passa a ter uma discussão no Fórum, onde são apresentados os temas relevantes e o poder de interação entre o profissional e o estudante ainda na Universidade”, afirmou.

De acordo com o presidente do CRA-AM, Inácio Guedes Borges, o primeiro Fórum aconteceu na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), e a UEA sempre foi parceira desse evento. “Transparência é tudo nas relações empresariais e principalmente na gestão pública, porque como iremos dimensionar a efetividade das políticas públicas se não há transparência? Quanto mais transparente for, mais eficientes os governos serão”, disse o presidente.

Iniciando às 14h, o Fórum contou com palestras sobre transparência na gestão pública e o lançamento do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral.

Para o diretor da FUEA, Prof. Elias Moraes, o evento consiste na importância da transparência da gestão pública. “A UEA é uma entidade que se preocupa em criar condições para que outras entidades possam usar a transparência como grande ferramenta, até mesmo de cidadania. Isso nos motivou a ajudar o CRA com esse evento, e também nos preocupamos com outros eventos que viriam trazer benefícios para o estado, para a comunidade e cidade”, explanou o professor.

O evento foi transmitido ao vivo para 29 municípios do Amazonas através do Centro de Mídias da UEA e contou com a presença do Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, do Deputado Federal José Ricardo, da Secretária de Administração e Gestão do Governo do Estado do Amazonas (Sead), Inês Simonetti Cabral, do diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas, juiz Abraham Peixoto Filho e outras instituições.

Texto: Iris Brasil/ASCOM UEA

Fotos: Chico Batata/TRE-AM e Joelma Sanmelo/ASCOM UEA