UEA de Parintins realiza audiência pública

O objetivo é a implantação do curso de Dança no CESP.

Estudantes, docentes e a comunidade artística de Parintins participaram da audiência pública realizada na sexta-feira (26), em prol da instauração do Curso de Licenciatura em Dança no Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA).

A reunião contou ainda com a presença da comunidade local, autoridades e de instituições como as agremiações Caprichoso e Garantido, em apoio à causa artística do Município.

Segundo o Diretor do CESP, professor Marceliano Oliveira, Parintins possui uma grande demanda para ingresso nas áreas de humanas, em especial a dança. “Sabemos que Parintins é a capital cultural do Amazonas, por influência dos bumbás e que durante o ano inteiro o município respira atividades artísticas como dança, teatro e música”, explicou o professor.

Para Oliveira, a efetivação definitiva da Licenciatura em Dança atende uma demanda acadêmica funcional da região, onde artistas locais precisaram sair do estado para buscar uma formação adequada. “Muitas pessoas daqui se mudaram para o Rio de Janeiro e se tornaram coreógrafos do carnaval”, desabafou.

O apoio da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) pela viabilização dos recursos e adequações físicas do CESP vem por intermédio da Deputada Alessandra Campelo. “Não poderia deixar de manifestar minha opinião e meu trabalho favorável à implantação definitiva do Curso de Artes da UEA, que vai atender não só Parintins, mas toda demanda do baixo Amazonas. E declaro meu compromisso e de todo o parlamento estadual em favor da criação deste curso”.

Texto: Carol Givoni/ASCOM UEA

EditalEditalEditalEditalEdital