Projetos de Turismo no AM foram destaques na 4ª edição do Prêmio Maria Helena Fonsêca

Iniciativa premiou seis projetos voltados para a potencialização do turismo no Estado.

“Antes, Manaus importava profissionais da área hoteleira, dos meios de hospedagem, principalmente pros cargos de chefia. Hoje é o inverso, nós temos vários alunos nossos que foram para fora em cargo de gerencia em hotéis em outras capitais”. O destaque é da Profa. Esp. Maria Helena Fonsêca durante a solenidade de premiação da 4ª edição do Prêmio que leva o seu nome. O evento premiou os três primeiros colocados em duas categorias: categoria A, voltados para Ideias e Soluções para Empresas na Área de Turismo, destinos ou atrativos turísticos; e na Na Categoria B, direcionada ao Trabalho de Conclusão de Curso ou Pesquisa de Iniciação Científica.

O evento foi realizado na noite de quinta-feira (9) na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), localizada na Avenida Leonardo Malcher, n. 1728, Centro.

Com o intuito de valorizar as melhores propostas, a iniciativa foi criada em 2016 por membros do Laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Labotur/UEA) para propor a aproximação de alunos e egressos dos cursos de turismo às empresas e ideias pautadas pelo aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e pessoais que possam auxiliar no desenvolvimento do segmento turístico no Estado.

Premiados

Jackeline Lopes, vencedora da categoria A e aluna do curso de Turismo da UEA, utilizou a sua vivência como estagiária no Museu da Cidade de Manaus para desenvolver seu projeto ‘Visita sensorial inclusiva para deficientes visuais no museu cidade de Manaus’ . “Percebi que a visitação de turistas com deficiência visual tem pouca demanda. O museu é acessível, há muitos equipamentos, os funcionários são treinados, mas não há divulgação, e eu quis mostrar isso no meu projeto, uma maneira de eles visitarem o museu de forma independente, que mesmo com os funcionários preparados, eles tenham a possibilidade de se locomover sozinhos, através de áudios ou do piso tátil que tem no museu”, disse.

A proposta da aluna é de que no final da visitação os turistas se juntariam, fariam uma roda de conversa e contariam histórias sobre o passe, para auxiliá-los a ter uma realidade mais tangível, utilizando miniaturas de lugares, livros em braile e figuras em relevo.

Iara Farias, vencedora categoria B e egressa do curso de Turismo da UEA, desenvolveu sua pesquisa sobre identidade cultural Amazonense nas escolas no meio do curso. “Uma professora falava muito sobre, e eu comecei a me identificar com o assunto, e foi assim que eu me dediquei de vez. Eu perguntei a ela se aceitaria ser minha orientadora, disse a ela o que me incomodava, assim surgiu meu tema. O projeto foi desenvolvido entre 2017 e 2018. Com toda pesquisa de campo tive dificuldade, porque na época houve a greve dos professores, mas mesmo assim eu fui até as escolas e falei com os professores e alunos, foi aí que senti de perto a necessidade que eles tinham em ter esse contato com a cultura amazonense”, afirmou a pesquisadora.

Homenagens

A premiação homenageou Helen Coutinho, professora da UEA e doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), por sua contribuição acadêmica e profissional para o turismo amazonense, além de ter promovido uma sessão de autógrafos com o professor e pesquisador em artes Otoni Mesquita, que lançou a 4ª edição de seu livro ‘Manaus: História e Arquitetura (1699-1915)’.

O evento finalizou com a apresentação do Coral Tubones da UEA e contou com a parceria da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/AM), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AM), Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo (Fecomércio/AM), apoio e parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); Lírio Viagens e Turismo, Skall, Local Hostel, vereadora professora Jaqueline, Manaus Hotéis, Loppiano Pizzaria, Amazon Explorer e ainda a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Texto: Iris Brasil/ASCOM UEA

EditalEditalEditalEditalEdital