1ª Mostra de Residência Pedagógica acontece na UEA de Tefé

A iniciativa direciona esforços para endossar habilidades e competências aos alunos.

A primeira Mostra do Programa Residência Pedagógica da Universidade do Estado do Amazonas ocorreu na sexta-feira (11), no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA). O objetivo foi apresentar a proposta de imersão parcial dos alunos na atuação escolar por intermédio do estágio curricular supervisionado aprimorado, realizado durante os meses de maio e junho deste ano.

O Programa é vinculado à Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) sob a responsabilidade da Professora Kelly Christiane Souza, e coordenado pela Professora Doutora Meire Botelho. A atuação dos bolsistas visa à intervenção Pedagógica por meio de Regência de ensino nas escolas estaduais e municipais, sob a orientação de um professor com experiência na área de ensino do graduando, orientado por um docente da UEA.

A abrangência da residência pedagógica compreende os Cursos de Licenciatura em Biologia, Letras, Matemática e Geografia de Manaus, e também no interior, em Tabatinga no Curso de Licenciatura em Biologia; em Parintins nas áreas de Pedagogia, Física e Biologia e Tefé com os Cursos de Letras, Pedagogia e Física. A iniciativa faz parte do conjunto de ações da Política Nacional de Educação, e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Segundo Botelho, o propósito da parceria entre a Universidade, as Secretarias de Ensino Estadual e Municipal e a CAPES direciona a esforços para endossar habilidades e competências aos egressos dos Cursos de Licenciatura da UEA. “Por intermédio deste programa asseguramos um ensino de qualidade nas escolas de educação básica, e já possuímos relatos positivos de residentes, que na companhia de professores experientes, vivenciaram a prática docente”, afirmou.

EditalEditalEdital