Foi realizada nesta sexta-feira (31), a cerimônia de lançamento do programa Regula+Brasil do Amazonas, no auditório da Escola Superior de Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA). O projeto é executado no estado pela equipe do Hospital Sírio Libanês (HSL), em parceria com a UEA, o Ministério da Saúde (MS), o Hospital Sírio Libanês (HSL), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).
O Regula+Brasil integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde (MS), e atua como um ente regulador entre o atendimento na atenção básica e o encaminhamento para a média e alta complexidade. No estado estão sendo reguladas as filas de Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Proctologia e Urologia.
O governador em exercício, Carlos Almeida Filho, reiterou o compromisso da integração entre as esferas de governo estaduais e municipais na resolução das adversidades na saúde, para entregar serviços de qualidade à população do estado que possui particularidades como deslocamento e atenção especializada. “Nossa preocupação como gestores de saúde é atuar em todas as frentes, mas principalmente na regulação. O Regula+Brasil representa uma iniciativa eficaz para diminuição das filas por atendimento, com isso teremos uma entrega dos serviços, principalmente às prioridades como os cardiopatas”, ponderou Almeida.
Segundo o Diretor da ESA, Diego Regalado, a Universidade multiplicará os conhecimentos compartilhados durante a aplicação do Regula+Brasil, através da capacitação dos estudantes nas disciplinas de regulação e de telessaúde. “Essa atuação permitirá aos alunos compreender a realidade da saúde amazônica e prepará-los para superar os desafios geográficos e de comunicação da nossa região”.
O Secretário da Susam, Rodrigo Tobias, ressaltou as vantagens do Regula+Brasil na melhoria de politicas públicas de saúde. “O programa fortalecerá e organizará fluxos, necessidades de saúde, e como consequência ofertará serviços que incrementarão a qualidade de vida e condição de saúde dos amazonenses”.
Regula+Brasil
O intuito do projeto é lançar iniciativas que proporcionem a melhoria no Sistema Único de Saúde (SUS), discutir casos clínicos, evitar deslocamentos e gastos com viagens a centros de saúde distantes e levar assistência à pacientes em locais remotos. Priorizando ainda, o agendamento com especialistas, por meio de critérios técnicos, e por consequência reduzir o tempo em filas e o número de pacientes em espera.
Como funciona?
Os médicos dos Postos de Saúde (PS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao atenderem pacientes que necessitem de encaminhamento especializado nas consultas de rotina, podem abrir uma solicitação de consulta no sistema de regulação do município. Assim os profissionais do Regula+Brasil avaliam os casos, conforme os protocolos em apoio à equipe de regulação local. Com os dados suficientes, a consulta é autorizada e aguarda marcação, de acordo com a prioridade. Caso contrário, sugere-se uma teleconsultoria.
A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) do SUS, desenvolvido pelo HSL em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que propõe além de redução de filas, a expansão e resolutividade do programa ‘Telessaúde Brasil Redes’, que possui ênfase na Telerregulação, uma modalidade de atendimento da atenção básica, e encaminhamento de casos clínicos de média e alta complexidade clínica com apoio de médicos do HSL, em São Paulo.
Texto: Carol Givoni/ASCOM UEA.