UEA e SUFRAMA estudam parceria na área de Turismo

Iniciativa envolveria o Observatório de Turismo da Universidade, que tem como objetivo tornar acessível as informações da atividade turística do Amazonas.

O superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, recebeu nesta segunda-feira (06), na sede da Autarquia, as professoras do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Selma Batista, Maria Helena Fonseca e Márcia Raquel Guimarães, que coordenam o Observatório do Turismo (Observatur-UEA) para uma apresentação preliminar sobre o projeto e convite para a inserção da SUFRAMA, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, na Rede de Observatório do Turismo.

As coordenadoras esclareceram que o Observatur-UEA tem como objetivo tornar acessível as informações da atividade turística do Amazonas. A ideia, segundo a coordenadora e líder do grupo de pesquisa, Selma Batista, é convergir as entidades que atuam direta e indiretamente com o turismo no Estado para gerar dados estatísticos que embasem as tomadas de decisões futuras neste segmento.

Para o superintendente Alfredo Menezes, o turismo é um dos objetivos estratégicos da SUFRAMA. “A Autarquia tem procurado contribuir com articulações institucionais e elaboração de políticas públicas voltadas para esse setor, que é uma importante vocação econômica da região. Precisamos reforçar os estudos e o levantamento de dados para buscar soluções voltadas ao negócio nesta área. Podem contar conosco”, afirmou.

A representante do Observatur-UEA explicou que estão em andamento parcerias com as seguintes instituições: Empresa Estadual de Turismo no Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti); Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A primeira reunião está agendada para o próximo dia 19 de junho.

Agradecimento

Na ocasião, a professora Selma Batista aproveitou para agradecer à SUFRAMA, a indicação do seu nome, via Conselho Nacional de Turismo, para o Prêmio Nacional de Turismo 2018, que lhe rendeu a premiação na Categoria “Academia”, sendo a única docente representante do Amazonas e da região Norte.