Metodologia de ensino para alunos cegos

Acadêmico da UEA está desenvolvendo pesquisa junto ao IFAM - NAPNE.

Diogo Ismael Hoerlle, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado Amazonas (UEA) é o primeiro acadêmico que está desenvolvendo pesquisa neste núcleo com o tema “Metodologia de Ensino de Algoritmos para Alunos Cegos: Adaptação para o Mundo Tátil” com a aluna cega, Kethleen Umbelino do Nascimento, do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Essa pesquisa é decorrente de uma parceria entre as duas Instituições de Ensino, e visando disponibilizar os resultados a esta instituição, Diogo tem por finalidade apresentar aos docentes do curso de informática possibilidades e metodologia para serem utilizadas com alunos cegos e/ou com baixa visão.

Além desse, outros trabalhos vem sendo realizado em parceria com alunos e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Álvaro Maia, alunos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) onde eles produzem materiais adaptados para o ensino de Física para alunos com cegueira, e Kethleen e suas monitoras – os auxiliam como consultora.

De acordo com o Ministério da Educação, “o AEE é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”(SEESP/MEC, 2008).

Este serviço segundo o Decreto n º 7.611, de 17 de novembro de 2011, destina-se aos alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos globais do desenvolvimento e do espectro autista e também alunos com altas habilidades/superdotação.

Fonte: IFAM