Projeto Musicando completa oito anos

"É um trabalho que precisa ser mantido", disse a coordenadora do projeto.

Uma noite de muita música e emoção. Assim foi comemorado os oito anos do Projeto Musicando da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A mostra, realizada na última sexta-feira (14) no auditório da Reitoria, contou com concertos individuais e coletivos de violão, trompa, violino e piano.

O Projeto Musicando ensina a comunidade em geral a tocar instrumentos, por meio de aulas coletivas, e é tido como um bom preparatório para o Vestibular da UEA para quem quiser ingressar no curso de Música.

Para a coordenadora do projeto, professora Margarita Chtereva, o projeto contribui ativamente com as comunidades, já que a música dá outra visão do mundo aos alunos em situação de precariedade. “É um trabalho extremamente importante que vem ajudando a diminuir a violência e que precisa ser mantido. Eu pretendo trabalhar até o fim da minha vida neste projeto”, disse a professora.

Segundo Ana Brito, 46, mãe da aluna do Musicando, Gabriela, as crianças que fazem parte de uma escola de música dessa natureza desenvolve responsabilidade, foco e determinação, isso faz com que se crie uma rotina que desenvolva habilidades musicais. “Ela começou com oito anos de idade, adora música e realmente participa das aulas dos eventos com muito carinho. Na UEA, ela toca violino e piano. Como todo músico, o momento da apresentação traz o friozinho na barriga e ao mesmo tempo a satisfação quando se consegue projetar tudo aquilo que treinou. Eu sempre brinco dizendo que lavar a louça ouvindo piano ou violino não é para qualquer mãe, o projeto musicando realmente é um incentivo muito especial e deve ser mantido”, salientou a mãe de Gabriela.

Natanael Cartaxo, de 22 anos, é formado pela UEA no curso de Música e fez parte do Musicando de 2012 até o ano seguinte, quando entrou na Universidade. “O projeto me ajudou me preparando para o Vestibular. Embora eu estivesse no início, tive um bom auxílio dos professores para posteriormente poder atuar como músico”, explicou.

O Projeto Musicando surgiu em 2011

Os fundadores tinham inicialmente outro projeto de extensão chamado Master Curso, porém os alunos foram demonstrando cada vez mais desejo de ter aulas foi quando os professores de cordas e alguns de sopros decidiram que as aulas aconteceriam durante o ano inteiro.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA