Servidores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ocuparam o auditório da Reitoria na tarde desta segunda-feira (17), juntamente com vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o vice-reitor da UEA, Cleto Leal e a deputada estadual Joana Darc, para comemorar a republicação da Lei 4.736/2018, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores técnicos e administrativos de UEA.
Segundo o reitor, a republicação da Lei só aconteceu devido à sensibilidade e inteligência política do vice-governador. Costa destacou a importância dos servidores para a universidade e o papel da universidade para o Amazonas. “A PL dos técnicos não veio fácil. Teve muita dificuldade, embora ela pareça ser simples, mas do ponto de vista legal só aconteceu porque o vice-governador chamou para si a responsabilidade e deu garantias de que isso iria acontecer”.
O vice-governador declarou a felicidade em estar comemorando junto com os servidores, destacando a participação administração superior da UEA, do presidente da ASSUEA e da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Como egresso da UEA, teve uma coisa que a minha instituição sempre me ensinou foi buscar soluções para os problemas e houve, sim, um esforço em conjunto com a Aleam”.
A deputada relembrou as dezenas de reuniões, muitos encontros e mensagens para tentar resolver essa situação do PCCR dos servidores da UEA. Uma conquista feita a várias mãos dentro da Assembleia Legislativa, contando especialmente com o empenho dos colegas deputados Alessandra Campelo e Josué Neto. Muito obrigada governador Wilson Lima e ao vice-governador Carlos Almeida. Agradeço também, de todo coração, pela comenda que recebi. Lutar juntos por esta causa foi uma grande honra!”.
O presidente da Associação dos Servidores da UEA (ASSUEA), Hélio Braz, agradeceu o apoio de todos os presentes dando destaque ao reitor, vice-governador e a deputada. “Essa luta começou dentro dessa universidade desde 2013, se estendeu em 2015 e 2017 e em todos os momentos o professor Cleinaldo Costa estava ao nosso lado”.
Com a PL, aproximadamente 500 servidores da instituição são beneficiados com a alteração da lei e a partir de agora terão a inclusão de uma emenda que garante a gratificação aos servidores técnicos e administrativos da UEA de nível médio em 10%, de nível superior em 20%, especialista em 25%, mestrado em 30% e doutorado em 35%.