Estudantes da UEA são classificados no Concurso de Direitos Humanos da Unesco

Concurso ocorre em setembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Dentre inscrições de 35 universidades de dez países diferentes, alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram classificados para o Concurso Interamericano de Audiências Temáticas de Direitos Humanos, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em Buenos Aires, na Argentina,no próximo mês de setembro.

Angeli Alexandra, Dave Sicsu, Débora Lacerda e Lucimar Prata formam a equipe de estudantes das áreas de Administração, Direito e Medicina que uniram suas pesquisas sobre violação de direitos humanos na comunidade LGBTI+, através da Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental da UEA.

Com apoio da Coordenadora da Clínica, Profa. Sílvia Maria Loureiro e de professores da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA) e Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), os quatro jovens se inscreveram no Concurso. “A UEA é a principal apoiadora. O processo conta com uma série de requisitos, como a diversidade de membros, tanto quanto ao gênero, quanto a área de estudo, participação e ativismo deste na causa dos direitos humanos, cartas de recomendações e carta de motivação”, disse a aluna do curso de direito, Lucimar Prata.

Esta é a primeira vez que a UEA será representada na competição, que neste ano traz como temática ‘Violência e Discriminação contra Pessoas LGBTI’. “Somos uma equipe formada por quatro alunos de três áreas distintas do conhecimento, mas que possuem um interesse em comum, a construção de uma sociedade mais igualitária e que cada vez mais se adapte às realidades”, finalizou a aluna.