Alunos da UEA participam da instalação de sistema pioneiro de consumo de combustível

Trata-se do primeiro sistema de monitoramento em tempo real.

Os alunos Ezequias França e Paulo Carvalho, do Curso de Engenharia Naval da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) foram selecionados para estagiar e participar da instalação do primeiro sistema de monitoramento em tempo real de consumo de combustível, desenvolvido pelo Instituto Especializado em Projetos de Engenharia Naval e Oceânica (Oceânica), em parceria com a UEA e a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA).

O processo de seleção teve inicio dentro da UEA através do coordenador do curso, professor mestre José Sansone, que falou aos alunos sobre o estágio no Oceânica. A análise do histórico escolar, currículo dos estudantes e as atividades acadêmicas desenvolvidas na graduação foram pré-requisito para a ocupação das duas vagas.

O aluno Paulo Carvalho, após a instalação do sistema em agosto, irá para a sede do Oceânica, que nasceu na Universidade de São Paulo (USP), onde completará o estágio obrigatório em laboratórios como o Tanque Numérico de Provas da USP. Segundo ele, a ida para o Oceânica contribuirá para seu desenvolvimento acadêmico, visto o histórico da companhia, que tem quinze anos de experiência e projetos nos quatro continentes do planeta. “A primeira parte do estágio será realizada em Manaus no Empurrador Aguano II, da CNA, então estarei presenciando todo o processo de instalação do sistema junto ao técnico do Oceânica. Além do histórico da companhia, a empresa participou dos projetos de plataforma da Petrobras. Com todo esse material, acredito serei um profissional muito melhor qualificado quando retornar para a UEA”, disse Paulo.

De acordo com o finalista Ezequias França, que fará o estágio em Manaus, na sede da CNA, a empresa é responsável pelo abastecimento de combustíveis líquidos, como diesel e gasolina, e a Petrobras auxilia na distribuição para o interior do Amazonas através de balsas. “Eu estarei aqui, acompanhando o sistema diretamente e monitorando todos os dados, e Paulo estará em São Paulo trabalhando com o processo de dados”, comentou o aluno.

O sistema tem como finalidade o monitoramento de embarcações e para a região amazônica, caracterizada como navegação interior, a utilidade pode monitorar desde a posição até o consumo de combustível, que pode corresponder até 50% dos custos operacionais de uma empresa de navegação. A utilização do sistema pode aumentar a eficiência operacional para as empresas, fortalecendo o potencial inovador do produto.

O monitoramento será feito via satélite e via smartphone por meio do Empurrador Aguano II, da CNA e a instalação está prevista para o período de 12 a 16 de agosto, em Manaus.