Alunos da UEA realizam atividade de física em comunidade indígena

A ação faz parte da Mostra de Física Básica em São Paulo de Olivença.

A comunidade indígena Tikuna de Ütapü, localizada no município de São Paulo de Olivença, recebeu no sábado (27), os alunos do curso de Ciências Biológicas do Programa de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (PARFOR/UEA), com o objetivo mostrar como a Física está presente no dia-a-dia da comunidade indígena e levar os conhecimentos adquiridos na disciplina Física Básica para dentro da comunidade.

De acordo com a coordenadora geral do PARFOR/UEA, Luciane Lopes, durante a programação da I Mostra de Experimentos de Física Básica, os alunos, juntamente com a professora da UEA, Raysa Zurra Saraiva, proporcionaram a interação entre a comunidade e a Universidade, uma vez que estes acadêmicos são professores que atuam dentro de comunidades indígenas.

Lopes explica que os acadêmicos iniciaram as demonstrações dos experimentos com explicação em português e tradução para a língua Tikuna. “Os alunos apresentaram experimentos sobre as Leis de Newton, Trabalho e Energia, Fluidos, Óptica, Ondulatória, Eletricidade e Termodinâmica. Cada um desses temas foi abordado com dois experimentos e com dois cartazes que faziam a associação do experimento com a realidade local”, destacou.

Sobre os experimentos

Os alunos associaram as Leis de Newton com o tipiti utilizado na secagem da mandioca e como ela é arrancada. Já no Trabalho e Energia, eles demonstraram a utilização da prensa no processo de produzir farinha. Sobre as Leis da Termodinâmica, os estudantes usaram como exemplo o motor rabeta, que a comunidade usa como meio de transporte. Para explanar sobre Óptica, eles relacionaram o processo de difração da luz na produção do arco-íris e a refração da luz quando eles estão pescando.

Na questão da eletricidade, os estudantes mostraram como os raios atingem as árvores e causam fogo, além de demonstrar como o Poraquê consegue derrubar açaí. Mostrando como os pássaros conseguem planar e como as ondas se propagam, tanto na água, quanto fora dela, eles explicaram sobre Ondulatória e para explicar sobre Fluidos, mostraram como o pirarucu consegue afundar e boiar, e como os flutuantes conseguem se manter sobre os troncos das árvores.

“Os espectadores se mostraram admirados e satisfeitos com os experimentos e com o que aprenderam. Muitos deles anotaram as informações em folhas de papel. Para os acadêmicos foi uma experiência inovadora e motivadora, pois alguns deles nunca tinham realizado um experimento na vida”, salientou a professora Raysa Zurra Saraiva.

Texto: Emilie Guimarães e Mirineia Nascimento/ASCOM UEA

Foto: Arquivo pessoal