UEA aumenta para 10% a cota de acesso de Pessoas com Deficiência

Proposta terá plano piloto para lançamento no Vestibular 2019.

Propondo a regulamentação de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) desde o ingresso ao último período do curso, a Coordenação de Política Institucional de Inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais da Universidade do Estado do Amazonas (CPII-PNEE/UEA) se reuniu nesta terça-feira (30) com o reitor Cleinaldo Costa para implantação de políticas públicas e institucionais.

Tendo os pilares ‘ingresso’, ‘acesso’ e ‘permanência’, a Coordenação propôs ações de mapeamento das PCD, ampliamento das cotas de ingresso para 10% através do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), criação de núcleos de inclusão nas unidades de ensino, compra de material de acessibilidade e aumento de profissionais especializados.

“A UEA é uma instituição que se preocupa com as pessoas com deficiência. Esperamos contribuir com a formação de nível superior dessa parcela da população, por meio da oferta de vagas ampliadas para os PCDs”, disse o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Para a coordenadora, professora Joab Grana, as ações pretendem iniciar no processo de ingresso 2020, acesso 2021. “Faremos um projeto piloto com entrevistas para implantarmos essas novas ações de inclusão ano que vem”, disse.

Membro da Coordenação, a professora Alice Sobral falou da importância das políticas institucionais para PCD. “Não adianta só o aluno ingressar, a universidade precisa estar preparada e com estrutura para recebê-los”, enfatizou.

Vestibular e SIS 2019, acesso 2020

A Comissão Geral de Concursos da Universidade do Estado do Amazonas (CGC/UEA) publicou uma errata do Edital de Seleção n. 072/2019-GR/UEA, cujo anteriormente ofertava 5% de vagas para PCDs (grupo 9), e passa este quantitativo para 10%, contabilizando 174 vagas do total de 1727, em todos os cursos de oferta regular de núcleos, escolas e centros de ensino superior da Capital e Interior do Amazonas.

Texto: Iris Brasil/ASCOM UEA

EditalEditalEditalEditalEditalEdital