UEA implementa Programa de Eficiência Enérgica na EST

Programa faz parte da Política de Sustentabilidade da instituição.

Na manhã desta quarta-feira (8), ocorreu à terceira reunião de trabalho sobre o Programa de Eficiência Enérgica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o objetivo de discutir o processo de implementação do Programa tendo como unidade piloto a Escola Superior de Tecnologia (EST). A reunião ocorreu na sala do Conselho Universitário (Consuniv) na Reitoria da UEA, localizada na Avenida Djalma Batista, 3578 – Flores.

“Esse programa faz parte das ações vinculadas a Política de Sustentabilidade da UEA que começou a ser discutido ainda no ano passado, e a primeira ação concreta foi à troca de iluminação em todas as Unidades para lâmpadas de LED. Agora, estamos trabalhando para o ajuste de contratos de fornecimento de energia e passar a equacionar questões como Demanda e Potência. Vamos elaborar um Plano de Eficiência Energética para melhorar e racionalizar o uso de energia”, explicou a Pró-Reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.

O projeto prevê inicialmente um diagnóstico cm marco zero, ações paralelas de sensibilização e o uso equipamentos de medição do grau de eficiência energética das Unidades da UEA, a começar pela EST a partir de fevereiro de 2020. O monitoramento por software da subestação, o diagnóstico poderá pontuar falhas, inadequações e procedimentos para a tomada de decisões e diminuição de custos.

A Prefeitura da UEA disponibilizou o consumo analítico detalhado de todas as Unidades a partir de um relatório que a concessionária de energia fornece. A partir disso, pode ser elaborado um Plano de Intervenção. Posteriormente, podem ser ministrados cursos para a comunidade tomar procedimentos adequados de economia de energia.

Participaram da reunião, representantes da Prefeitura Universitária (Preuni), do Hub Tecnologia e Inovação, da Pró-Reitoria de Administração (Proadm) e da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Texto e fotos: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

EditalEditalEdital