Reunião discute futuro termo de cooperação entre UEA e Codese

Encontro aconteceu nesta quinta-feira (23) na Reitoria da Universidade.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese) podem firmar uma parceria que reunirá uma variedade de projetos e ações para solucionar os problemas da cidade de Manaus a partir de políticas públicas já existentes. O acordo ganhou o nome de ‘Carta de Navegação’.

Os termos da parceria foram discutidos durante uma reunião, na manhã desta quinta-feira (23), entre representantes do Codese e o vice-reitor da UEA, Cleto Leal, na Reitoria da Instituição.

O projeto pretende incentivar negócios nos mais diversos segmentos. “Esse primeiro encontro é de aproximação. O Codese está em busca da integração de várias instituições de ensino e profissionais para então unir as competências e experiências, pois cada um tem uma visão diferente e devemos unir esforços focados no desenvolvimento na cidade de Manaus. Queremos trabalhar isso como uma ferramenta de apoio para administração pública”, explicou a arquiteta urbanista, Silmara Vieira.

Segundo o presidente do Codese, Romero Reis, a entidade tem objetivos de inserir Manaus entre uma das 10 melhores cidades para se viver no Brasil e entre as 20 melhores cidades para fazer negócio, além de gerar riqueza fora do Polo, além de fortalecer e complementar alternativas econômicas. “É neste sentido que viemos estabelecer um termo de cooperação para ajudar a construir os caminhos que a sociedade civil organizada necessita e, assim, direcionar a cidade. Trazer o pensamento de quem tem que ser protagonista na sociedade e engrandecê-la por isso”, completou.

“É uma grande oportunidade para a UEA. Podemos ajudar a projetar soluções para a cidade de Manaus. Nós, como instituição de ensino, temos interesse em contribuir para os objetivos da proposta, com idéias, projetos e trazendo essa discussão para dentro da universidade, viabilizando a participação da comunidade no desenvolvimento e na melhoria da qualidade da cidade”, disse o vice-reitor da UEA, Cleto Leal.

A próxima reunião está marcada para o dia 13 de fevereiro, onde é prevista uma apresentação do Codese para a comunidade acadêmica. O encontro é aberto ao público e acontecerá no encontro será no auditório da Reitoria, localizada na Av. Djalma Batista, 3578 – Flores.

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

Fotos: Jacqueline Nascimento/ASCOM UEA