Parceria e cultura japonesa: Universidade Soka visita a UEA

Os representantes do renomado instituto japonês foram recebidos pelo Reitor da UEA na manhã desta terça-feira (11).

O Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, recebeu nesta terça-feira (11), uma comissão de representantes da Universidade Soka, instituição japonesa criada pelo Daisaku Ikeda. Além de filiais espalhadas pelo mundo, a Universidade Soka fundou em Manaus, o Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam), instalado numa área de 60 mil hectáres, próximo ao Encontro das Águas.

A visita teve como objetivo discutir uma futura parceria entre as instituições para cooperação científica e assim melhorar e desenvolver as áreas de conhecimento, além de proporcionar intercâmbio de alunos. A reunião foi acompanhada por Letícia Lopes, responsável pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI/UEA).

O Cepeam é um centro de estudos e pesquisas relacionadas ao meio ambiente e que busca a melhor convivência entre a natureza e a sociedade, além de trabalhar políticas para educação ambiental. Surgiu da iniciativa do Instituto Soka Gakkai Brasil e que hoje se tornou uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) localizada dentro da Zona Urbana de Manaus.

De acordo com o diretor-presidente regional, Edison Akira Sato, há 30 anos, o fundador da Universidade vem introduzindo os ensinamentos do grupo, com base em observações da recuperação da floresta e de sua importância para o futuro do Amazonas. “O objetivo é de interesse da própria Universidade Soka Japão, eu acredito que de imediato, essa parceria já é intercâmbio, e vai beneficiar tanto pesquisadores quanto de alunos de graduação ou de alguma especialização da UEA”, disse Sato.

A assessora da ARI, Letícia Lopes, salienta a importância da troca de experiências entre as instituições e como podem ser pontuadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as 17 metas globais da ONU para garantir a proteção do planeta e assegurar paz e prosperidade para as pessoas. “O objetivo da nossa universidade é justamente construir essas pontes de diálogos entre o ocidente e o oriente, fazer essa troca das tecnologias pro bem estar do cidadão, utilizando-se dos ODS, então existe uma grande expectativa dos jovens universitários do Brasil, conhecer as tecnologias, irem ao Japão e os do Japão vir ao Brasil, para que possamos criar uma juventude que mude a realidade do nosso planeta”, completou Letícia.

Sobre o CEPEAM

O Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) foi idealizado e fundado, em 1991, por iniciativa do pacifista, filósofo, educador, Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional. Localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, o centro é um espaço aberto ao diálogo, que promove a integração entre os vários segmentos da sociedade e ações concretas para a edificação de uma sociedade mais humana e em harmonia com o meio ambiente buscando a coexistência pacífica entre os seres humanos e a natureza. O Cepeam também é credenciado como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).

Estabelecido em 2014, o Instituto Soka – CEPEAM é entidade jurídica gestora do Cepeam. Tendo sua atuação focada em estabelecer os direitos humanos e direitos ambientais numa sociedade alicerçada no respeito absoluto à vida de todas as pessoas, desenvolve programas e projetos voltados à educação ambiental para a cidadania global, pesquisa científica para preservação do meio ambiente e criação de banco de sementes de espécies nativas da floresta amazônica.

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA