Comitiva do ICSM desembarca em Manaus para conhecer a UEA

Durante a visita de uma semana, os integrantes da ICSM irão conhecer a estrutura institucional e os projetos de pesquisa e inovação da UEA, visando futura parceria entre as organizações.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, recebeu na tarde desta terça-feira (11), a comitiva do Institute for Strategy and Complexity Management (ISCM), com base em vários países, que estará durante toda essa semana em Manaus conhecendo a estrutura e os projetos da universidade. O primeiro encontrou ocorreu na sede da reitoria, com a presença do vice-reitor da UEA, Cleto Leal, dos pró-reitores, procurador jurídico, além dos representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror).

Na ocasião, Zsolt Nyiri, Mohamed Abdullahi Omaar e Inga Jonusiene, tiveram a oportunidade de conhecer a UEA e organizações parceiras, para que, ao final da visita, possam discutir possíveis parcerias. O diálogo continuou na manhã desta quarta-feira (12), na sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da UEA (UNA-SUS AMAZÔNIA), instalado na Escola Superior de Ciência da Saúde (ESA), onde a comitiva da ISCM conheceu os projetos executados pela UNA-SUS e como são desenvolvidos no interior do Estado, a exemplo do Telessaúde. Também houve uma explanação completa sobre a importância do Polo Industrial de Manaus (PIM). O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, esteve presente.

Durante a tarde, os representantes do ISCM participaram de uma visita guiada pelo Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMABio), Laboratório de Habilidades, Laboratório de Biotecnologia, Policlínica, Centro de Mídias da UEA e biblioteca. Encerrando as atividades desta quarta-feira, as instituições realizaram uma reunião de alinhamento de expectativas.

Participaram da agenda a comitiva ISCM formada por Zsolt Nyiri, Mohamed Abdullahi Omaar e Inga Jonusiene e a comitiva do Amazonas composta por Cleinaldo Costa, Cleto Leal, Maria Olívia Simão, Maria Paula, Davi Xavier, João Matos, Gustavo Medina, Tatiana Schor, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior e o representante do CNPq, Wanderley de Souza.

Sobre o ICSM

O Institute for Strategy Complexity Management (ISCM) é um instituto de pesquisa e educação com foco na construção de cenários e simulações complexas de tomada de decisão.

Trabalha com líderes governamentais e empresariais nos níveis internacional e nacional para ajudá-los a tomar melhores decisões. A premiada metodologia ViewPoint Model (VPM) e o software Impact Analyzer são considerados líderes no campo da análise de riscos, construção de cenários e simulações.

Por esse motivo, O ISCM participa de projetos internacionais complexos como consultores, treinadores e facilitadores.

Texto: ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA