UEA abre ano letivo reiterando compromisso com a qualidade do ensino

No período de 17 a 21 de fevereiro, a UEA realiza a tradicional Acolhida aos Estudantes com palestras e exposições de projetos.

“Pensar em desenvolvimento regional significa obrigatoriamente pensar em educação. E pensar também em educação superior de qualidade. Essa é uma preocupação importante da UEA com o coletivo que pensa em qualificar para melhorar a vida da nossa gente”, enfatizou o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, durante a cerimônia de Abertura do Ano Letivo de 2020 realizada na Escola Superior de Ciência da Saúde (ESA). O evento contou ainda com a participação do vice-reitor, Cleto Leal, das pró-reitoras Maria Olívia Simão e Samara Menezes, além do professor doutor, Diego Regalado, que representou todos os diretores da universidade.

A solenidade foi transmitida para os alunos da UEA nos municípios do interior do Amazonas, onde a instituição também iniciou as atividades acadêmicas. A transmissão foi simultânea e feita pelo próprio sistema de telecomunicação da Universidade (IPTV).

Na acolhida aos alunos veteranos e calouros, Cleinaldo destacou as principais características da UEA, entre elas a presença da universidade nos 61 municípios do Amazonas.

O reitor enfatizou também a crescente no número de professores doutores em 18 anos de história da instituição. “Ingressam na UEA este ano 3.277 novos alunos e alunas que irão somar com outros 25 mil alunos da instituição. Ter a esperança posta nos ombros de vocês nos movimenta a oferecer o que temos de melhor: a qualidade dos docentes. Uma casa que surgiu com 208 doutores, hoje tem mais de 500 professores em programas de doutoramento. Esse esforço de qualificar cérebros para que sejam úteis para a comunidade, significa investir em cada um de vocês. E é por isso que essa universidade recebe vocês com tanto carinho”, disse Cleinaldo, acrescentando que, quando se entra na universidade é com o objetivo de futuramente servir com excelência a sociedade e o que o sucesso profissional e o desenvolvimento pessoal são consequências posteriores.

O vice-reitor, Cleto Leal, ressaltou que a UEA é uma universidade em construção e que toda a representatividade do interior é vista nas atividades desenvolvidas nos 13 Núcleos e nos seis Centros de Ensino Superior onde há cursos regulares, inclusive, pioneiros no Brasil. “É uma logística muito grande fazer educação no Amazonas, entretanto, a UEA tem parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios e, com as Prefeituras, consegue desenvolver esse trabalho para que todos estudem e tenham as mesmas oportunidades. A complexidade do desenvolvimento começa com os próprios resultados da universidade. Isso é um processo de construção. Todos que entram hoje na UEA são os vitoriosos da educação brasileira”, declarou Cleto.

Acolhida

No período de 17 a 21 de fevereiro, a UEA realizará a tradicional acolhida aos estudantes, com palestras ministradas pelas Pró-reitorias, direção e coordenação das unidades para explicar o funcionamento dos cursos, núcleos, programas e projetos. Além disso, será disponibilizado via portal UEA e também por cartões com QR Code, o Manual do Estudante 2020.

Em todas as unidades haverá ainda a apresentação do vídeo institucional e a exposição de banners com QR Code que dará acesso aos conteúdos de cada órgão suplementares da universidade. Durante o evento de boas-vindas, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) fará a distribuição das carteiras estudantis.

Trote Social

Com objetivo de contribuir com a integração da comunidade acadêmica e propor uma reflexão sobre o compromisso social na busca do bem estar coletivo, a primeira ação social da Acolhida ocorre no próximo dia 12 de março, às 9h na Escola Superior de Tecnologia (EST), no formato de Trote Social.

A organização arrecadará alimentos que serão entregues às instituições parceiras do Projeto Trote Social: Monte Salem, Casa Miga, Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC), Casa da Criança e Casa São Vicente de Paula. A ação solidária conta também com o Vampirão para doações de sangue para Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Texto: Gerson Freitas/Ascom UEA

Fotos: Joelma Sanmelo/Ascom UEA