Acolhida aos calouros abre oficialmente o ano letivo 2020 da UEA

No período de 17 a 21 de fevereiro, será realizada a tradicional acolhida aos calouros com palestras e vídeos.

As atividades acadêmicas de 2020 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciam oficialmente nesta segunda-feira (17/02). Neste ano, a instituição receberá mais 3,2 mil novos alunos da capital e do interior que ingressaram por meio do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019.

Uma programação especial foi organizada pela Gestão Superior para receber os veteranos e calouros da UEA. No período de 17 a 21 de fevereiro, a universidade realizará a tradicional acolhida aos estudantes, com palestras ministradas pelas Pró-reitorias, direção e coordenação das unidades para explicar o funcionamento dos cursos, núcleos, programas e projetos. Além disso, será disponibilizado via portal UEA e também por cartões com QR Code, o Manual do Estudante 2020.

Em todas as unidades haverá ainda a apresentação do vídeo institucional e a exposição de banners com QR Code que dará acesso aos conteúdos de cada órgão suplementares da universidade. Durante o evento de boas-vindas, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) fará a distribuição das carteiras estudantis.

A solenidade de abertura do ano letivo será na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e transmitida para os alunos da UEA nos municípios do interior do Amazonas, onde a instituição também inicia as atividades acadêmicas. A transmissão será simultânea e feita pelo próprio sistema de telecomunicação da Universidade (IPTV).

Cronograma nas unidades

No dia 17, a acolhida ocorrerá na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), às 9h, no auditório principal do Prédio Administrativo. No mesmo dia, a Escola Superior de Tecnologia (EST), está programada às 9h e às 18h, no auditório José Guilherme.

No dia 18, a ação acontecerá na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), nos horários de 14h e 18h, no miniauditório.

No dia 19, o evento acontece na Escola Normal Superior (ENS), às 14h e 18h, no auditório anexo.

Já no dia 20, a acolhida reúne a Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) e Escola de Direito (ED), nos horários de 9h, 14h e 18h, no auditório da ESO.

Novidade

A Agência de Inovação (AGIN/UEA), em parceria com a empresa Ecoforte, estará lançando na acolhida o aplicativo Trashback para conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da reciclagem de resíduos domésticos.

O projeto tem como proposta coletar resíduos e transformá-los moedas que os alunos, professores e servidores administrativos da UEA poderão trocar por produtos reciclados, voucher-alimentação ou serviços oferecidos por outros parceiros da ação.

A coleta e o peso dos resíduos domésticos serão realizados nas cinco unidades da UEA em Manaus, seguindo o cronograma estipulado pela coordenação para o dia de recolhimento em cada Escola Superior. Poderão ser doados plástico, metal, papel e papelão.

Além disso, os alunos ao doarem os resíduos ganharão um squeeze para utilizá-lo na universidade, o que evitará o uso excessivo de copos descartáveis.

Trote Social

Com objetivo de contribuir com a integração da comunidade acadêmica e causar uma reflexão sobre o compromisso social na busca do bem estar coletivo, a primeira ação social da Acolhida ocorre no próximo dia 12 de março, às 9h na Escola Superior de Tecnologia (EST), no formato de Trote Social.

A organização arrecadará alimentos que serão entregues às instituições parceiras do Projeto Trote Social: Monte Salem, Casa Miga, Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC), Casa da Criança e Casa São Vicente de Paula. A ação solidária conta também com o Vampirão para doações de sangue para Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

“Importante destacar que nesta edição da Acolhida aos Novos Estudantes, a comissão organizadora, parceiros e voluntários plantarão uma muda de árvore para cada novo estudante. Essa atitude reitera nosso compromisso com o ambiente e reforça a política de sustentabilidade da UEA”, completa a Pró-Reitora de Planejamento, Maria Olívia Simão.

Atenção nos horários

Os acadêmicos, principalmente os calouros, deverão ficar atentos quanto aos horários de aulas e as turmas. No turno matutino, as atividades iniciam às 7h com encerramento às 11h30.

Para os alunos do vespertino o horário é das 13h às 17h. Já as aulas do período noturno iniciam às 18h finalizando às 21h30.

Vale ressaltar que os cursos da área de saúde (Medicina, Enfermagem e Odontologia) são de tempo integral com horários diferenciados dos demais cursos ofertados pela UEA, por isso é necessário que o aluno procure a coordenação para as informações exatas sobre os horários. Outras dúvidas podem ser esclarecidas também pelo portal acadêmico.

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

Edição: Gerson Freitas/ASCOM UEA