23 professores para vagas da UEA capital e interior são nomeados

A UEA continuará o diálogo junto à Casa Civil para assegurar que os 62 aprovados no concurso sejam nomeados o mais breve possível.

As nomeações dos 23 professores de carreira aprovados no concurso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizado em 2019, começaram a ser publicadas no Diário Oficial do Estado do Amazonas, desde o dia 4 de fevereiro .Os novos docentes da universidade preencherão vagas nas unidades da capital e do interior. No total, estão previstas 62 nomeações.

A partir de agora, os professores nomeados terão até 30 dias para tomar posse e, como não há reserva técnica, o candidato convocado que não se apresentar no prazo será devidamente substituído por outro candidato.

Os nomeados farão parte do quadro da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Escola Superior de Ciência da Saúde (ESA/UEA), Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA), Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA) e Centro de Estudo Superiores de Tabatinga (CESTB/UEA).

A realização do concurso em 2019 e a nomeação dos aprovados é uma resposta às necessidades dos cursos de graduação da capital e do interior que em função do aumento da demanda, das adequações curriculares e de reposição de vagas ocasionadas por exoneração, aposentadoria e morte, precisam de novos docentes para garantir a oferta de educação, com base no tripé ensino, pesquisa e extensão.

“Essa medida, em caráter de urgência, no início do ano letivo de 2020, demonstra mais uma vez o compromisso do Governo do Estado e da Reitoria da UEA com a comunidade acadêmica e com a qualidade do ensino superior no Amazonas”, enfatiza o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

A UEA ressalta que obteve a anuência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a nomeação dos professores aprovados no concurso e também parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado em alguns processos de nomeação.

Vale destacar que a Gestão Superior da UEA continuará com o diálogo junto à Casa Civil para assegurar que os 62 aprovados no concurso sejam nomeados o mais breve possível.

A Instituição reitera ainda o compromisso de manter a comunidade acadêmica informada sobre os avanços das tratativas.

Texto: Gerson Freitas/ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo/ ASCOM UEA