UEA e Semed realizam curso de libras para servidores da educação

O objetivo do curso é qualificar professores para uma melhor educação no país, tendo em vista que Libras é considerado um dos idiomas oficiais do Brasil.

Para facilitar o processo interativo entre professores e alunos com perda auditiva lateral, a Prefeitura de Manaus por meio da Gerência de Educação Especial (GEE) articulou uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para ofertar cursos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos servidores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed). A aula inaugural do curso aconteceu na última terça-feira (3), no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há em torno de 10 milhões de pessoas surdas, o que corresponde a mais de 5% da população brasileira. Libras é um dos idiomas oficiais do Brasil, e qualificar professores é essencial para a educação no país. A coordenadora do Programa Ampliando Horizontes (PAH) da Semed, Suellen Barros, destaca que o órgão está de acordo com a Lei Municipal N° 2.524, de 22 de outubro de 2019, que dispõe da criação de Políticas de Qualificação do Servidor Público Municipal para treinamento e habilitação em língua de sinais.

“Os cursos fazem parte das ações do PAH que procura ampliar a oferta dentro da Semed. Libras faz parte de um processo de inclusão, porque possibilita que os professores tenham melhores condições para trabalhar e desenvolver atividades com alunos surdos nas escolas do município. Pretendemos repassar além do vocabulário e sinais, a história da educação do surdo, os períodos que foram vividos pela comunidade surda até a discussão da educação bilíngue”, disse Suellen.

O curso tem duração de dois anos e é dividido em semestres de nível básico, intermediário, avançado e de conversação. São duas turmas com 60 pessoas no total. As aulas aconteceram às terças e quartas, e outra às quintas e sextas, ambas das 18h às 20h45. Ao fim, os alunos finalistas receberão certificados expedidos em conjunto pela Semed e UEA.

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

Foto: Semed