UEA e CETAM certificam indígenas em informática básica

A iniciativa foi direcionada para alunos do curso de Pedagogia Intercultural Indígena da UEA, no município de Atalaia do Norte.

Fortalecendo o processo de inclusão e aprimoramento de formação da comunidade acadêmica, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) certificou, pela conclusão do curso de Informática Básica, no último dia 9 de março, uma turma de alunos do curso de Pedagogia Intercultural Indígena do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UEA), do município de Atalaia do Norte.

No total, foram 80 horas de aulas teóricas e práticas, ocasionando resultados positivos que já reverberam nas atividades produzidas pelos acadêmicos nas disciplinas do curso de graduação. Desde o início, uma estratégia foi traçada para que o curso de Informática pudesse ser realizado nos períodos dos módulos no laboratório do Cetam, coincidindo com as disciplinas da Pedagogia Intercultural.

A demanda foi uma solicitação da coordenação do curso de Pedagogia feita à coordenadora do Cetam local, professora Mariquinha Gomes. Vale ressaltar que todos os alunos participantes do curso de Informática residem no Vale do Javari e fazem parte dos povos Marubo, Matis, Kanamary e Mayoruna. Os indígenas levavam, em média, de 4 a 8 dias para sair de suas aldeias até a cidade de Atalaia do Norte.

Para professora da UEA, Célia Bettiol, a formação de professores indígenas tem grande importância para a consolidação da escola indígena diferenciada, intercultural, específica, bilíngue e comunitária.

“Os cursos de formação buscam esse diálogo intercultural que é enriquecedor para todos os envolvidos. Como docente valorizo muito este trabalho que é uma possibilidade de aprender com diferença e conhecer outras formas de pensar a existência. Acredito que significa muito para a universidade realizar este trabalho que tem contornos tão diferenciados e inovadores”, destacou Célia.

Texto: ASCOM UEA

EditalEdital