ESAT/UEA ganhará mural com graffiti

A produção é em apoio ao Festival Amazônia Wall, no qual a UEA se tornou parceira.

Considerada uma arte urbana, o graffiti é uma manifestação artística popular que pode ser vista por diversos desenhos que colorem paredes, viadutos e muros das cidades. Com a finalidade de trazer mais visibilidade a essa arte, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA) ganhará um mural de graffiti produzido por Arab Amazon, um dos organizadores do Festival Amazônia Wall.

O mural, que já se encontra em produção, trata da evolução do graffiti abordando desde as formas mais simples, como a pichação, o TAG, passando pelo ThrowUp, depois pelo WildStyle e chegando no 3D, juntamente com um pouco da história do artista na questão estética. A inspiração para a arte vem da capa do CD ‘The Dark Side of the Moon’, da banda Pink Floyd. Na qual apresenta um sólido geométrico, o prisma, separando a luz em diversas cores de espectro, representando as dimensões que o graffiti ganhou atualmente.

“Acho muito importante a ideia de uma instituição pública de ensino de artes estar dentro do próprio conceito e ter um espaço de liberdade onde as manifestações estão ali presente. Venho como um papel de arte de rua, com o improviso e é uma oportunidade única de poder expor meu trabalho dentro desse processo, um local onde centenas ou milhares de pessoas estão lá para aprender e conhecer. É um processo evolutivo na cidade de Manaus e eu procuro inserir dentro desse mural a mescla de artes que representa a ESAT”, completou Amazon.

A execução do mural é o ponto de partida para a realização Festival Amazônia Wall e a UEA é a primeira instituição parceira do projeto.

O diretor da ESAT, professor Fábio Carmo, enfatiza a parceria que surgiu de um projeto de artes urbanas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UEA) e que o envolvimento pode trazer benefícios para a cultura de Manaus. “É um projeto muito bom. Traz uma aproximação das artes urbanas com a universidade que se torna apoiadora da causa e isso agrega não só a comunidade acadêmica, mas também a comunidade em geral que pode entender mais sobre essa manifestação artística por meio do mural”, disse Carmo.

Sobre o Festival

Por questões externas, o Festival não pôde ser realizado em 2019, mas segundo Arab Amazon, a expectativa é grande para a terceira edição que será realizado no segundo semestre de 2020. “O meu sonho é tornar o evento internacional. Seria de uma importância fundamental a visibilidade que esse festival pode trazer para a região, para a própria cidade e para os artistas. Os resultados seriam inigualáveis para a nossa cultura ser vista pelo mundo, além da valorização dos nossos artistas de rua em outro nível, mas a causa é muito desacreditada”, disse o grafiteiro.

Realizado a primeira vez em 2017, o Festival Amazônia Wall é um evento que nasceu do projeto ‘Mega Murais’ quando trouxe grandes tendências mundiais de produções para a cidade de Manaus, com apoio da Prefeitura. Hoje o evento de arte urbana objetiva divulgar o potencial do grafite amazônico para o mundo, agregando os mais diversos artistas e vertentes que possam enaltecer a temática, transformando a região em algo novo dentro do conceito mundial da arte. O Festival procura apoio de mais instituições e empresas para a realização do evento.

Visualize mais pinturas de Arab Amazon pelo Instagram @amazon_urb ou entre em contato pelo número (92)98172-5455.

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

Foto ESAT: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA