Os novos atacantes do Amazonas FC, Maikon Leite e Raphael Bruno, participaram de uma avaliação no Laboratório de Biomecânica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no último sábado (14). A avaliação que aconteceu na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA) mensurou força, equilíbrio e corrida, na busca por desempenho e prevenção de lesão.
A avaliação faz parte do programa de Pós-graduação da UEA e tem a participação de alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Dança, que desta forma, aprendem como analisar o movimento do corpo humano. Segundo o coordenador da Pós-graduação em Biomecânica da UEA, Jansen Atier, o exame contribui na prática profissional do dia a dia e serve como pesquisa laboratorial para a UEA. “No fim da série de testes, processaremos as análises e os encaminharemos para o fisioterapeuta e para o preparador físico dos jogadores. Assim, poderão melhorar o desempenho físico e avaliar algumas possíveis assimetrias para tentar corrigi-las, minimizando possíveis lesões”, explicou.
O jogador Raphael Bruno destacou a importância deste procedimento. “Avaliações como essa são importantes pra a Universidade e, principalmente para nós, atletas, porque evita lesões e nos dá um feedback de como está o nosso desempenho e condição física. Foi uma experiência nova e positiva, é muito bom contribuir com os estudos acadêmicos”, salientou o atacante do Amazonas FC.
Sobre o projeto
O Laboratório de Biomecânica tem o objetivo de analisar o movimento humano (gestos esportivos, análise de marcha de pacientes, equilíbrio de idoso, gestos da dança, entre outros). Atualmente, a especialização em Biomecânica está na formação da sua terceira turma.
Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA