UEA vence como melhor equipe da Região Norte no desafio Baja SAE BRASIL

O desafio aconteceu entre 11 e 15 de março em São José dos Campos (SP).

Pelo quinto ano consecutivo, a equipe Baja da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ganhou o título de melhor equipe da Região Norte na 26ª edição do desafio nacional ‘Baja SAE BRASIL 2020’. A competição ocorre entre 11 e 15 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo.

A edição desse ano reuniu 73 equipes inscritas de 13 Estados e o Distrito Federal, cerca de mil estudantes compareceram ao local. Os integrantes das equipes são responsáveis por projetar e construir os carros off road, dividindo na atuação mecânica, elétrica, além de gerenciar financeiramente e economicamente dos veículos.

“A grande troca de conhecimento entre equipes de todo o Brasil eleva o conhecimento, fazendo com que a formação de todos os alunos que participam desse tipo de evento tenha uma maior tendência no desenvolvimento de novas tecnologias e disseminação de conhecimento”, disse o integrante do Baja UEA, João Borges.

Os alunos que fora à competição são: Andre Silva dos Santos, Aluney Elferr de Albuquerque Silva Junior, Marcus Vinicius Martins Melo, Luiz Antônio Sobrinho de Souza, Ricardo da Costa Moraes, Maria Isabel Ferreira do Amaral, Dimas Alencar Neves, Leonardo Carvalho Veras, João Victor Silva Borges, Wagner Farah, acompanhados do coordenador Eduardo Rafael Barreda.

A equipe da UEA foi fundada em 2013, com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Atualmente, contém 27 membros dos Cursos de Engenharia: Mecânica, de Controle, Elétrica, e Eletrônica da Escola Superior de Tecnologia (EST).

Sobre o veículo

O carro possui uma estrutura tubular em aço, quatro rodas, motor de 10HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90 m de altura e 113,4 quilos de peso. Os sistemas de suspensão, freios e chassi foram feitos pelos estudantes, além do sistema de telemetria, que faz o monitoramento do que está acontecendo com o carro enquanto está na pista.

Histórico Baja SAE Brasil

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional. Cada projeto é avaliado por juízes, engenheiros especializados da indústria automotiva, em provas estáticas e dinâmicas, como aceleração, manobrabilidade, velocidade máxima, tração e enduro de resistência. Além de projetar e construir os carros cabe aos alunos organizar e gerenciar as equipes responsáveis por todo o trabalho, que inclui a viabilidade econômica do carro.

Para mais informações, acesse o site nos links baixo.

EditalEditalEditalEdital