IBGE divulga vagas temporárias do Censo 2020 nas unidades da capital e no interior da UEA

O Censo 2020 é a maior operação estatística que o Brasil realiza e acontece a cada dez anos.

O chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Amazonas, José Ilcleson Mendes e equipe de coordenadores participaram nesta sexta-feira (6) de uma reunião na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O grupo apresentou aos diretores das unidades do interior, via IPTV, de forma simultânea, os detalhes das vagas temporárias do Censo 2020 que escolherá recenseadores e supervisores.

A Pró-Reitora de Interiorização da UEA, Samara Menezes, reiterou que a UEA é parceira do IBGE nessa ação. “Entendemos que a captação de dados é fundamental para dimensionar o crescimento de nossa região. Esses números podem nos ajudar também a entender as necessidades de cada município e, caso necessário, imprimir algumas ações em nossas unidades”, disse.

O Censo 2020 é a maior operação estatística que o Brasil realiza e acontece a cada dez anos. Os resultados podem ser aplicados nas mais diversas áreas e ajudam os gestores públicos a planejar o futuro do País.

O chefe do IBGE no Amazonas ressaltou a parceria com a UEA para essa empreitada. “Sem dúvida, é a nossa parceria mais importante. A UEA está em todos os municípios do Estado e essa interação com os gestores do interior via IPTV é uma oportunidade preciosa para divulgarmos nossas ações e alcançarmos os objetivos. Temos que chegar nas residências mais distantes, nas comunidades ribeirinhas e rurais. A UEA, com seu alcance, é de fundamental importância para o sucesso do nosso Censo”, salientou Mendes.

Processo Seletivo Simplificados do Censo 2020

As inscrições para os Processos Seletivos Simplificados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão realizadas no período de 5 a 24 de março, e podem ser efetuadas através do site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/. Neste ano, são disponibilizadas 3.063 vagas temporárias para atuação no Censo Demográfico 2020, no Amazonas. Há vagas em todos os 62 municípios do Estado. As oportunidades são para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), com remuneração de R$ 2.100, Agente Censitário Supervisor (ACS), com ganhos de R$ 1.700, e Recenseador, com remuneração por produção.

Para o Amazonas são disponibilizadas 90 vagas para Agente Censitário Municipal, 342 vagas para Agente Censitário Supervisor, e 2.631 vagas para o cargo de recenseador. Considerando apenas Manaus, são 1.450 vagas para recenseador, 28 vagas para Agente Censitário Municipal e 183 vagas para Agente Censitário Supervisor. O candidato poderá escolher o município onde deseja concorrer à vaga e, em Manaus, poderá concorrer à vaga na área de trabalho (Manaus Norte, Manaus Leste e Centro) onde preferir trabalhar.

Os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor têm como requisito de escolaridade o nível médio completo. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Os contratados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcional, de acordo com a legislação que regulamenta este tipo de contratação. A escolaridade para o cargo de recenseador é nível fundamental completo. A carga horária é de no mínimo 25 horas por semana, além de participação obrigatória nos treinamentos.

Os contratos de ACM e ACS terão duração de cinco meses, e os contratos de recenseadores, duração de três meses. Ambos os contratos poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2020 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Inscrições

As inscrições para os Processos Seletivos vão de 5 a 24 de março, e podem ser feitas através do site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/. O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição em toda a rede bancária, pela internet ou em casas lotéricas. Pode requerer a isenção da taxa de inscrição o candidato economicamente hipossuficiente que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o candidato doador de medula óssea, conforme as regras previstas no edital.

As provas para os cargos de ACM e ACS estão previstas para acontecer no dia 17 de maio e, para o cargo de recenseador, estão previstas para o dia 24 de maio. As provas serão aplicadas em todos os municípios com vagas, conforme o edital. A divulgação do resultado final para os cargos de ACM e ACS está prevista para dia 12 de junho, e para o cargo de recenseador, para o dia 3 de julho.

Ascom UEA, com informações do IBGE

EditalEditalEdital