UEA treina profissionais de saúde e produzirá EPI´s e ventiladores para espiração em UTI

Objetivo é suprir unidades de saúde do governo do Estado do Amazonas

A partir desta segunda-feira, 30, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fará treinamentos por meio do Telessaúde. Serão aulas intensivas de prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid 19 para as equipes de saúde dos municípios do Amazonas. Professores, alunos, técnicos, anestesiologistas, intensivistas e gestores da UEA passaram o último fim de semana nos laboratórios da instituição. O objetivo é buscar soluções para atender médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde do estado no combate ao Coronavírus.

“Iremos ministrar treinamentos de intubação de vias aéreas e suporte avançado de vida no laboratório de habilidades da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) e nosso objetivo é capacitar 300 médicos dos Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos unidos e dispostos a ajudar a população do Amazonas, com o intuito de que iremos atravessar essa fase, salvar vidas e vencer a COVID-19”, informou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Kit de proteção

Na última semana, o reitor da UEA anunciou o protótipo do ventilador, utilizado em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para permitir a respiração, e que está já sendo finalizado. A UEA também está produzindo um kit composto de protetor facial, avental em TNT (100% polietileno) impermeável, capuz e par de propés perneiras, protetores impermeáveis que vão até a altura dos joelhos. O material é fabricado em impressoras 3D nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) e por meio de terceirização.

De acordo com o reitor, “o objetivo é produzir, inicialmente, 16 mil aventais, capuzes e pares de propés caneleiras, em torno de mil unidades por dia. A UEA e o governo do Amazonas planejam suprir, com esses EPI’s, as equipes de saúde da capital e do interior, dentro do que for possível”.

Cleinaldo agradece o apoio das instituições parceiras neste momento. “As instituições são muito importantes na pesquisa e desenvolvimento desses equipamentos de proteção individual (EPI´s), entre elas, a Associação Amazonense do Ministério Público, o Ministério do Trabalho do Amazonas e Roraima, e o Hospital da Aeronáutica de Manaus”, finalizou o reitor.

sem anexos