PPGMT/UEA é contemplado com bolsas Capes para pesquisa em Covid-19

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou seis bolsas de pós-graduação do Programa de Combate às Epidemias para o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), área de concentração Doenças Tropicais e Infecciosas, funciona em convênio amplo com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O Combate às Epidemias, lançado pela Capes na quinta-feira (2/04), visa oferecer apoio a projetos de pesquisas e formação de recursos humanos qualificados, direcionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, Covid-19, e como relacionados às endemias e epidemias típicas no país.

As seis bolsas concedidas ao PPGMT, sendo três de mestrado e três de doutorado, serão destinadas ao Estudo CloroCOVID-19, que investiga a eficácia da Cloroquina em pacientes com diagnóstico de doença respiratório grave com suspeita de SARS-CoV2, o Covid-19.

Investimento

O investimento previsto para este ano é de R$ 30,8 milhões, sendo dividos em três ações emergenciais. Na primeira delas, na qual o PPGMT/UEA foi contemplado, serão concedidas 900 bolsas de mestrado e doutorado para os programas com nota 5, 6 e 7 da área de saúde, dentro da grande área do conhecimento dos Colégios da Vida.

O diretor de Ensino Pesquisa da FMT-HVD, Wuelton Monteiro, explica que o recebimento das bolsas indica a qualidade do ensino do PPGMT/UEA. “Apenas programas com ótima avaliação pela Capes estão sendo contemplados com estas bolsas, o que demonstra a qualidade do ensino e pesquisa sendo desenvolvidos na nossa instituição”, destacou.

Confira abaixo link com informações do programa:

Fonte: Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema

EditalEditalEdital