NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS PESQUISADORES DO AMAZONAS

A UEA lamenta as agressões sofridas pelos pesquisadores e espera que esse lamentável episódio não interfira no sucesso das pesquisas que estão sendo realizadas para a descoberta de um tratamento eficaz contra a COVID-19.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) manifesta por meio deste comunicado, total apoio aos pesquisadores, entre eles nossos professores e alunos de mestrado e doutorado que estão atuando na linha de frente no combate ao novo Coronavírus (COVID-19) utilizando a CloroCovid-19 como tratamento e, eventualmente, a cura do vírus. A UEA repudia veementemente todos os ataques e as agressões sofridas pelos pesquisadores nos últimos dias, que se caracterizam por notícias infundadas, sensacionalistas, repletos de viés político que mostram claramente a ignorância em relação ao método científico.

A UEA enfatiza que a ausência da capacidade de interpretação por parte dos agressores vem gerando diversas reações violentas a todos os pesquisadores do estudo, o que prejudica a execução da boa ciência, pois desviam o foco dos pesquisadores para situações desconfortáveis e injustas como as que se apresentam.

É importante ressaltar que todo estudo cientifico antes do seu início é aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os participantes dos ensaios clínicos, ou seus responsáveis, assinam termos de responsabilidade e estão cientes dos riscos.

O Clorocovid-19 foi estruturado como estudo de fase ll, ou seja, que tem mais interesse na segurança dos pacientes, portanto, inclui apenas pacientes graves com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), com suspeita de COVID-19. No Amazonas, o estudo vem sendo realizado por um conjunto de mais de 70 profissionais, entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e colaboradores de instituições com tradição em pesquisa como a Fiocruz, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, além da UEA e da Universidade de São Paulo.

Atualmente, existem 65 estudos clínicos sendo realizados no mundo para investigar a eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina contra a COVID-19. Os resultados desses estudos são de extrema importância para a comunidade científica e também pode balizar futuras pesquisas sobre a doença. Até agora, foram aprovados 76 protocolos de pesquisas relacionados à COVID-19 na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

A UEA mais uma vez torna pública a sua solidariedade e o seu apoio aos pesquisadores que estão buscando soluções para esse grave problema enfrentado pela humanidade e espera que esse lamentável episódio não interfira no sucesso das pesquisas que estão sendo realizadas para a descoberta de um tratamento eficaz contra a COVID-19.