UEA finaliza colação de grau dos alunos que atuarão no combate à COVID-19

A antecipação da formatura que aconteceria somente em agosto, foi autorizada pelo MEC para alunos de Enfermagem, Medicina, Farmácia e Fisioterapia.

Fechando o calendário de colações especiais dos alunos finalistas dos cursos da área de saúde, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) concedeu nesta segunda-feira (20), a outorga de grau para mais 51 alunos de Medicina. As colocações iniciaram na última sexta-feira (17), com alunos de Enfermagem e Farmácia. A partir de agora, os novos profissionais estarão a disposição Estado para atuarem no combate ao novo Coronavírus (COVID-19).

A antecipação da formatura que aconteceria somente em agosto, foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) para alunos de Enfermagem, Medicina, Farmácia e Fisioterapia. A medida foi direcionada para alunos regularmente matriculados no último período dos cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado.

Compromisso

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, essas colações antecipadas são especiais em todos os sentidos, sobretudo, por que não há festas. Cleinaldo destaca que essa medida mostra a responsabilidade da universidade com a sociedade, principalmente, neste momento de pandemia e que esta ação é para somar esforços com os profissionais que já estão nesta luta diurna e desigual.

“Nós temos a certeza que formamos esses profissionais no mais alto grau para que sejam a nossa defesa nessa guerra. Nós temos muita confiança nesses profissionais que saem hoje da UEA com seus diplomas de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e bioquímicos”, enfatizou o reitor.

Já o mais novo médico, Daniel Medeiros, ressalta que pode não ter sido a colação idealizada pela turma, mas que o importante neste momento é cumprir com o juramento de servir a sociedade com responsabilidade e, principalmente, de salvar vidas.

“O nosso sentimento neste momento é de solidariedade e empatia com o próximo. Tudo isso que estamos vivendo agora faz a gente pensar o quão importante é a nossa profissão, o nosso trabalho, e a nossa dedicação. Precisamos dá um retorno para sociedade e isso faremos com o nosso trabalho”, concluiu.

Texto: ASCOM/UEA

Foto: Joelma Sanmelo