Ao revelar lições musicais do século 18, professor da UEA tem tese de doutorado aprovada

A defesa aconteceu via internet e foi transmitida para diversos países.

Apresentando de forma inédita a vida e obra do músico português, Pedro Lopes Nogueira, o professor da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Gustavo Javier Medina, teve sua tese de doutorado aprovada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na última quinta-feira (16). A defesa aconteceu via internet e foi transmitida para diversos países.

Durante quatro anos, o professor Gustavo Medina realizou diversas pesquisas para transcrever, editar e analisar o manuscrito de lições de violino de Pedro Lopes Nogueira, com mais de 200 páginas contendo obras datadas em 1720, do século 18. De acordo com o professor, até o momento, as lições eram desconhecidas pelo mundo.

“Foram anos de muito trabalho, de pesquisas intensas, porém, foi um período satisfatório. Ao realizar a primeira pesquisa sobre o estado da arte do manuscrito fiquei surpreso, pois ninguém sabia quem era esse músico, principalmente em Portugal, onde nasceu o autor. As datas de nascimento e morte dele foram descobertas pelas minhas pesquisas”, ressaltou.

De acordo com o professor, além de abordar o amplo manuscrito de lições de violino , foi impossível evitar pesquisar sobre a vida do autor. O professor enfatiza que neste sentido, a construção biográfica contida na tese só foi possível devido alguns documentos da irmandade de Santa Cecília, uma espécie de sindicato dos músicos de Portugal do século XVIII que guardava algumas informações soltas do artista. Hoje, os dados biográficos da pesquisa realizada pelo professor da UEA atualizaram a ficha do Pedro Lopes Nogueira na Biblioteca Nacional de Portugal, sendo a única memória pública descrita sobre Nogueira.

“Comecei a fazer uma varredura dos arquivos da Torre do Tombo e encontrei um processo de um médico do rei de Portugal. Esse médico, por coincidência, era filho de Pedro Lopes. Depois disso, descobrir mais 4 filhos do artista e a partir daí comecei a montar o quebra cabeça sobre a vida dele. Até a certidão de batizado eu consegui localizar”, comentou.

Sobre a apresentação da tese, o professor da UEA, explica que precisou organizar e focar nas 13 primeiras lições (peças musicais) no estudo, porém para viabilizar o recital exigido online, o repertório versou sobre 24 Prelúdios e Fantasias para violino solo que também se encontram no manuscrito. Todas foram gravadas na casa do professor e divulgadas no Youtube para que a banca avaliadora pudesse assistir.

“Defendida online, a banca que estava conformada por doutores localizados em São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Manaus em um demorado processo em que decidiram pela aprovação. A apresentação aberta foi prestigiada por familiares e amigos que estão na Itália, Estados Unidos, Costa Rica, República Dominicana e México. Agora será publicada a primeira biografia e musical de Pedro Lopes Nogueira e digulgaremos sua obra”, finalizou o professor, agora Doutor em música.

Texto: Gerson Freitas/ASCOM UEA

EditalEditalEditalEditalEdital