Telessaúde UEA promove capacitação dos profissionais de saúde de comunidades isoladas

Programação montada para os agentes de saúde de duas comunidades do rio Negro tem orientações técnicas e atualizações sobre o novo Coronavírus.

Para capacitar profissionais de saúde de comunidades do Amazonas de difícil acesso, o Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inicia nesta segunda-feira (4), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), uma programação especial com orientações e técnicas de atendimento relacionados ao novo Coronavírus (COVID-19). A iniciativa tem como objetivo ajudar na prevenção da doença para impedir o aumento de novos casos nessas localidades.

De acordo com a gerente do Telessaúde Amazonas, Waldeyde Magalhaes, serão cinco dias de treinamentos para os profissionais das comunidades Tumbiras, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, e Três Unidos, na Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Negro. A proposta é que, neste período, todos os agentes de saúde dessas localidades sejam capacitação e qualificação pelos professores da UEA para atender a demanda da população sobre o Coronavírus por meio da Teleconsulta.

“Essa é mais uma ação da UEA, do Telessaúde do Amazonas e da FAS no enfrentamento a COVID-19. Iremos capacitar esses profissionais, levar orientações e atualizações sobre a doença para que posteriormente eles possam realizar o atendimento propriamente dito à população dessas comunidades previamente cadastradas no projeto”, destacou Waldeyde.

Além disso, a gerente do Telessaúde revelou que dentro do planejamento das ações do projeto está o fechamento do calendário de treinamento dos profissionais de saúde de outras comunidades isoladas do Amazonas que tenham dificuldades ao acesso na atenção básica de saúde.

Texto: ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo

EditalEditalEdital