Professor de Engenharia Naval da UEA publica artigo científico em periódico internacional

O estudo destaca o aproveitamento de energia oceânica como alternativa de levar eletricidade para regiões isoladas.

Intitulado ‘Is ocean energy an alternative in developing regions? A case study in Michoacan, Mexico’, o artigo do professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jassiel V. Hernández Fontes, foi publicado na revista Journal of Cleaner Production, classificada como fator CAPES Qualis A1 (periódicos de excelência internacional) na área de Engenharias III. O artigo busca implementar projetos de energia oceânica em comunidades isoladas.

A pesquisa foi realizada considerando um caso de estudo no estado de Michoacán, no México. O lugar foi escolhido, pois segundo o professor, além de apresentar oportunidades de aproveitamento de energia do oceano pacífico, também mostrava restrições típicas em muitas regiões isoladas de outros países em desenvolvimento, como a dificuldade de acesso à topografia da região; a existência de comunidades sem acesso à eletricidade, muitas delas indígenas, cujas tradições e cultura precisam ser preservadas; atividades econômicas relacionadas principalmente à pesca e o turismo; e a existência de áreas naturais protegidas, que precisam da conservação de espécies marinhas.

O estudo relaciona as possibilidades de aproveitamento de energia do oceano com as restrições socioambientais das regiões isoladas, propondo uma estratégia de seleção de lugares propícios para implementar projetos de energias renováveis, os resultados podem render pesquisas na aplicação direta na região Amazônica que apresenta potencial de aproveitamento da energia hidrodinâmica dos rios.

“Há diversos fatores socioambientais que precisam ser levados em consideração antes da implementação de qualquer projeto de energia renovável. Estudos que envolvem aspectos técnicos com essas limitações são de grande importância no desenvolvimento regional. No futuro, o aproveitamento sustentável da energia das correntezas, poderia ser uma opção de geração de eletricidade para baixo consumo, que ajude na realização das necessidades básicas de comunidades isoladas”, explicou Fontes.

A pesquisa, que foi iniciada durante o pós-doutorado do professor Jassiel na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) e finalizada na UEA, será estendida através de estudos teóricos, técnicos e práticos realizados em diversas regiões da Amazônia, visando o aproveitamento responsável das energias renováveis com um equilíbrio social e ambiental.

O artigo completo pode ser visualizado e baixado gratuitamente até o dia 4 de julho no link disponibilizado abaixo.

Sobre o professor

O docente é responsável pela área de Hidrodinâmica no Curso de Engenharia Naval da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), além de realizar pesquisas relacionadas com interações violentas de fluídos com estruturas marinas, dinâmica de sistemas navais e energia renovável de rios e oceanos.

Formado em Engenharia Naval pela Universidad Veracruzana (revalidado pela UFRJ). Obteve doutorado em Engenharia Oceânica com ênfase em Hidrodinâmica de Sistemas Oceânicos pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

Sobre o periódico

O Journal of Cleaner Production é um periódico internacional, transdisciplinar, com foco nas pesquisas e práticas de Produção Mais Limpa, Ambiental e de Sustentabilidade. ‘Produção mais limpa’ é um conceito que visa impedir a produção de resíduos, enquanto aumenta a eficiência nos usos de energia, água, recursos e capital humano. Tem áreas diversas de assuntos como: Produção mais limpa e processos técnicos; Governança, legislação e política de sustentabilidade; Produtos e serviços sustentáveis e outros. Faz parte da Elsevier, editora holandesa de 1880 e empresa global de informações analíticas.

Para mais informações, acesse o site do periódico nos links abaixo.

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

EditalEdital