Projeto de combate à Covid-19 de professor da UEA é aprovado em Programa de Saúde

Pesquisa visa desenvolver nanocompósitos resistentes ao novo Coronavírus para utilizar em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Propondo o desenvolvimento de materiais baseados em nanotecnologia que apresentem resistência a Covid-19. O Projeto do Prof. Dr. da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José da Costa de Macêdo Neto, foi um dos seis trabalhos aprovados pelo Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas Covid-19 (PCTI-EmergeSaúde/AM).

O projeto visa desenvolver nanocompósitos resistentes ao novo Coronavírus para utilização em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e superfícies de alto contato em ambientes hospitalares, as quais apresentam grande potencial de infecção. Assim, evitaria a propagação do vírus, considerado altamente transmissível e que atualmente no Brasil registra 363.211 casos confirmados, sendo 29.867 no estado do Amazonas.

A ideia do projeto surgiu durante o período de isolamento social, enquanto os números de casos confirmados e de óbitos aumentavam, o professor pensou como a Engenharia de Materiais poderia ser útil nesse momento. “Iniciei a pesquisa de artigos científicos em que encontrasse materiais que se mostrassem resistentes a COVID-19 e que fosse aplicado pela população. Durante o home office (trabalho em casa), ele passou a escrever o projeto com ajuda de professores da Escola Superior de Tecnologia (EST) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), e ainda contou com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Direção da EST”, explicou.

O trabalho mostra a importância da Engenharia de Materiais ao desenvolver um material com resistência ao vírus e que no desenvolvimento se utilizará de materiais descartados, e impacta positivamente o meio ambiente e a sociedade. “Espero que a pesquisa traga resultados positivos e que quando concluída, as empresas possam investir nesses materiais e que apliquem em diversos produtos com diferentes finalidades”, completou o professor.

A expectativa de Costa é que o trabalho propicie o desenvolvimento desta e de novas pesquisas na área do combate à COVID-19, além de envolver alunos, professores e profissionais de diversas áreas.

Sobre o professor

José Costa de Macêdo Neto é professor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, principalmente em solidificação rápida, nanocompósitos poliméricos e polimerização em emulsão. Graduado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizou mestrado na mesma. Obteve doutorado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (FEQ/UNICAMP).

Sobre o Programa

O Programa Ciência, Tecnologia e Inovação nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas Covid-19 (PCTI-EmergeSaúde/AM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Governo do Amazonas, reforça o compromisso do enfrentamento da pandemia, por meio da ciência. O Programa tem como objetivo fomentar a concessão de bolsa e auxílio-pesquisa para apoiar pesquisas e/ou serviços estratégicos que subsidiem a Política Pública de Saúde do Amazonas, especialmente no combate à Covid-19. Os projetos beneficiados têm prazo de execução de 12 meses, a contar da liberação do recurso, podendo ser prorrogados a critério da Fapeam. As despesas apoiadas são de capital, custeio e bolsas.

Para mais informações, acesse os links abaixo.

Texto: Emilie Guimarães/ASCOM UEA

EditalEdital