UEA desenvolve app para analisar sentimentos de usuários do Twitter durante a Covid-19

Ferramenta categoriza os tweets em positivos, negativos e neutros para análise.

Como os amazonenses estão reagindo à pandemia de Coronavírus na rede social Twitter? Esta é a pergunta que o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fábio Santos, realizou ao desenvolver uma ferramenta para verificar em tempo real os sentimentos das pessoas e saber se estão otimistas, pessimistas ou indiferentes.

Por meio da ferramenta, os tweets são identificados, transformados e categorizados em sentimentos positivos, negativos ou neutros. “O Twitter tem um histórico que armazena a média das análises de sentimentos de um mês. Positivos são tweets onde as pessoas escreveram um texto que expressa um sentimento positivo sobre COVID- 19, negativos são tweets onde as pessoas escreveram um texto que expressa um sentimento ruim e neutro é um tweet onde não há uma manifestação de sentimento”, explicou.

Santos salientou que os tweets são analisados desde o dia 13 de março quando foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no Amazonas. “Ela também analisa os sentimentos por dia. Toda vez que um usuário acessa a ferramenta e solicita uma análise ela recupera os tweets daquele momento e analisa para o usuário”, observou.

O pesquisador observa que escolheu a mídia social do Twitter pela flexibilidade que oferece para acesso aos tweets. “Mas já estamos trabalhando para analisar mensagens de outras redes sociais que permitem o acesso as mensagens. Por enquanto é uma ferramenta pública destinada a qualquer um que queira saber sobre o aspecto emocional da população. Espero que com alguma entidade interessada em explorar os dados”, finalizou.

EditalEdital