Alunos da EST participarão de competição internacional da WFSA em 2021

Sistema hidroviário da América do Sul foi escolhido como foco da competição.

Projetar um ferryboat seguro com o menor custo possível de aquisição. Este é o objetivo dos alunos do curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que participarão da oitava competição anual internacional de estudantes da Worldwide Ferry Safety Association (WFSA), prevista para acontecer no segundo semestre de 2021. A rota escolhida para o evento foi a de Manaus-Tefé.

O líder de uma das equipes de alunos da UEA, Kleyphide Pereira, conta que apesar de ainda estar em aberto, a equipe “Nauticam” vai contar com três ou quatro alunos. “Ainda estamos buscando informações sobre a competição e seus critérios, mas estamos em processo de aprendizagem e gestão de conhecimentos para que possamos desenvolver o projeto da melhor forma possível”, salientou.

Como forma de preparação para a competição em 2021, a equipe planeja uma pesquisa de campo contemplando aspectos gerais como geografia, transporte, manufatura, manutenção e impacto ambiental, além de se aprofundar no modelo proposto, que são os “ferryboats”.

Além dos alunos, o professor do curso de Engenharia Naval da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Harlysson Maia foi convidado pela Diretora Executiva do WFSA, Dra. Roberta Weisbrod para definir a rota e elaborar os Termos de Referência da competição deste ano.

O professor Harlysson conta que juntamente com o professor José Luiz Sansone, também da UEA, têm buscado firmar parcerias públicas e privadas para a realização de uma competição nacional nos mesmos moldes da WFSA. “Acredito que os nossos alunos têm competência para representar a UEA e o nosso país nesse evento de proporções internacionais. Equipes de engenharia da EST já trouxeram vários títulos de competições nacionais, como o primeiro lugar no Desafio Universitário de Nautidesign 2019 (Duna)”, destaca.

Para realizar obter mais informações sobre a competição, acesse o link abaixo.