Mensuração de Políticas Públicas em Turismo Acessível é tema de tese da Professora da UEA

Doutorado em Turismo e Hotelaria é realizado por intermédio do convênio entre UEA e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Com o tema ‘Modelo de Mensuração da Efetividade de Políticas Públicas em Turismo Acessível’, a professora do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marklea Ferst, defende nesta quinta-feira (18) a tese no Doutorado em Turismo e Hotelaria, por intermédio do convênio realizado pela UEA com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A defesa será realizada, às 14h (horário de Brasília), na sala virtual no ambiente BlackBoard.

A tese apresenta um modelo para avaliar a efetividade de políticas públicas em turismo acessível, analisa ainda as vertentes de acessibilidade e a influência na escolha, recomendação e retorno ao destino turístico por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os resultados também servirão de suporte para a tomada de decisão de gestores públicos e privados na promoção do turismo acessível.

Para chegar aos resultados, a pesquisadora aplicou um questionário para mais de 900 pessoas. A pesquisa ainda analisou a opinião de turistas com deficiência ou mobilidade reduzida que viajaram para França, Espanha ou Brasil. E os resultados demonstram a percepção da acessibilidade destes destinos turísticos, e se a acessibilidade influencia ou não para a escolha de um destino turístico.

“O modelo foi construído a partir dos resultados da pesquisa de campo aplicada, assim como da análise das políticas públicas e legislações de cada país, e demonstra os procedimentos que os gestores públicos e privados devem seguir para desenvolver uma política pública efetiva, que atenda as necessidades da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida assegurando que ela usufrua com autonomia, e em igualdade de condições com as demais pessoas , da atividade turística”, destacou a professora.

De acordo com Marklea, dados oficiais demonstram que o Brasil tem o equivalente a 24% da população com algum tipo de deficiência, sendo que no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas com deficiência.