UEA apresenta estratégias de tecnologias educacionais digitais para Centro Acadêmicos

Reitor destacou a importância da integração de todos os setores para a execução com qualidade deste novo processo.

A Gestão Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoveu uma reunião virtual nesta segunda-feira, 22, com representantes do Centro Acadêmico da Escola Superior de Tecnologia (EST) para esclarecer e apresentar algumas estratégias de tecnologias educacionais digitais que serão utilizados pelos próximos meses para a realização das aulas não presenciais.

Na oportunidade, Cleinaldo destacou a importância da integração dos cursos, das direções, das coordenações e, também, dos próprios alunos para uma execução de qualidade deste novo processo. O reitor enfatizou ainda que, ao longo desses dois semestres, a Gestão Superior fará uma avaliação continua para, posteriormente, transformar o novo cenário em um patrimônio da universidade.

“É preciso que todos estejam integrados ao time que está executando essa metodologia. Vamos fortalecer o curso de formação em novas tecnologias para os docentes, receber sugestões de alunos sobre a grade de programação e solicitar o apoio dos cursos de Sistema de Informação e Engenharia da Computação para essa etapa. Penso que é uma oportunidade ímpar para nossa universidade de mapearmos a introdução da tecnologia educacionais digitais e tornar isso um patrimônio para a universidade pelos próximos anos”, disse Cleinaldo.

O aluno e representante do curso de Engenharia da Computação da UEA, Diego Lucena, destacou que as propostas apresentadas foram muito promissoras. “Em relação aos mecanismos de aulas não presenciais, minha posição é de que temos uma ótima proposta, mas aguardo resultados de como será executada. Destaco minha preocupação em um planejamento de uma campanha para conscientizar, tirar dúvidas e auxiliar a comunidade acadêmica na volta às aulas e o comprometimento meu, de meu curso, e de meus colegas para trabalharmos em prol de um bom retorno”, salientou.

Representantes do curso de Educação Física da UEA apresentaram um projeto para a realização de um Ciclo de Conferências Virtuais. “É um avanço do curso de Educação Física, da Escola de Saúde, mas sobretudo, da UEA que introduz uma nova linguagem que deve ser replicada para toda a instituição. Esse é um momento que os alunos potencializam o curso, além de ser uma experiência de boas práticas em educação digital que precisa ser reconhecida e, naturalmente, replicado para toda a Universidade, capital e interior”, ressaltou o reitor.

Na tarde desta segunda-feira, a Gestão Superior se reuniu também com representantes do Centro Acadêmico da Escola Normal Superior (ENS) para tratar sobre o mesmo assunto. Na terça-feira, 23, acontecerão mais duas reuniões com os Centros Acadêmicos da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Escola de Direito (ED) e Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).

Texto: ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA