UEA detalha modalidades de tecnologias educacionais digitais para ESO, ED e ESA

Videoconferência reuniu coordenadores, alunos e direção das unidades

Os coordenadores dos cursos, direção e representantes dos Centros Acadêmicos da Escola Superior de Ciência Sociais (ESO) e da Escola de Direito (ED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participaram nesta terça-feira (23) de uma reunião virtual com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, e receberam orientações sobre as modalidades de tecnologias educacionais digitais que serão adotadas pela instituição durante o retorno das atividades acadêmicas.

A proposta é usar a criatividade e os modelos que a Universidade já utiliza para garantir que nenhum aluno seja excluído durante o retorno do calendário acadêmico. “Temos 40 dias para achar as vulnerabilidades, pensar coletivamente nas soluções, sobretudo do ponto de vista operacional. Vamos começar a fortalecer o uso dessa tecnologias educacionais com os professores e os alunos, definir algumas fontes que sejam prioritárias (como o Google e outras ferramentas), e encontrar questões particulares localizadas em determinadas unidades no Interior e na Capital. Vai ser um semestre muito desafiador e inovador para todos”, explicou o reitor da UEA.

A coordenadora de qualidade da ESO, Edileuza Lobato, destacou que boa parte dos alunos demonstra ‘engajamento à causa’. “É muito bacana constatar que eles querem contribuir com a Universidade nessa busca pelo melhor caminho para a superação das dificuldades”, explicou.

O diretor da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Nilson Jr. destacou ainda durante a reunião que a direção da ESO continuará se reunindo com os professores e alunos para alinhar e buscar soluções para o retorno.

O presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, Hugo Nepomuceno, declarou apoio a Universidade e afirmou que estará disposto a contribuir para a construção desse novo processo de ensino. “Estaremos dispostos a colaborar com a UEA no que for necessário para a implantação das tecnologias educacionais digitais que atendam a todos. Não queremos só apontar erros, mas também soluções”, disse.

Já o diretor da ESA, Diego Regalado, ressaltou que a reunião foi bastante proveitosa e todos tiveram a oportunidades de expor suas ideias. “Acredito que todos ficaram mais tranquilos em relação as propostas para a realização do novo calendário acadêmico com o apoio da Gestão, dos diretores, dos coordenadores e, agora, dos alunos. Estamos convictos que a UEA e a ESA retomarão as atividades com muita segurança”, concluiu.

Participaram das reuniões virtuais o Vice-reitor da UEA, Cleto Leal, a coordenadora do curso de Administração e Professora da UEA, Andrea Lanza, a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UEA, Elisângela Leitão de Oliveira; a coordenadora do curso de Direito da UEA, Taís Batista Fernandes Braga, a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UEA, Cleísa Bessa.

Além da Pró-reitora de Ensino de Graduação da UEA, Kelly Cristiane Souza, o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, André Tannus, o representante do Centro Acadêmico do curso de Administração da UEA, Paulo Grabriel Lira e o representante do Centro Acadêmico do Curso de Direito da UEA, Lucas Monteiro Botero.

Texto: ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA