Professores e Servidores da UEA serão testados para coronavírus

A coleta será feita por Drive Thru, na ESA/UEA, por meio de agendamento pelo aplicativo SASI e nas unidades de saúde do interior.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), inicia nesta quinta-feira (2) um inquérito de prevalência de anticorpos contra o Coronavírus nos servidores da instituição.

Em Manaus, a estrutura utilizada para os testes está localizada na Escola Superior de Ciências da Saúde. No interior do estado, será divulgado o calendário e os locais de testagem indicados pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Os testes, que não são obrigatórios, começarão pelos servidores (docentes e técnicos administrativos) e a medida do retorno das atividades presenciais serão realizados também, por amostragem, nos discentes da capital e do interior.

“Essa testagem não é para diagnóstico da doença, mas para fazermos o levantamento do quanto a comunidade UEA foi afetada pelo novo Coronovírus. O retorno às atividades de trabalho não depende do resultado porque o teste de anticorpos tem limitações. Às vezes, o indivíduo tem anticorpos, mas não no nível necessário para dar o teste positivo. Então, vamos fazer o levantamento em caráter de pesquisa dentro da comunidade UEA para que possamos dirigir com mais propriedade as nossas atividades de retomada”, explicou a médica infectologista Maria Paula Mourão, coordenadora técnica do Comitê Gestor de Enfrentamento à COVID-19 na UEA.

Como agendar?

Quem tiver interesse em realizar o procedimento, deve se inscrever pelo aplicativo SASI, e inserir o código IZH78. A coleta de sangue para os testes será feita por Drive Thru na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizada na Avenida Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha, com data e horários agendados.

Texto: ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM